segunda-feira, 19 de julho de 2010

Paladar

Pilsen bebida na fonte
Os nomes dos bares são impronunciáveis, mas basta pedir pilsen ou dark lager que o garçom entende na hora: cerveja é o segundo idioma mais falado na República Checa, que há séculos vem dando aulas de fermentação
08 de julho de 2010 8h 56
Roberto Fonseca, o Bob*.
Ele é o estilo de cerveja mais consumido no mundo. Por aqui, é também o mais popular - ainda que, hoje, muitos o associem a uma cerveja de gosto duvidoso. E, por ironia do destino, apesar de ter nascido na República Checa, para rivalizar com as pales ales inglesas, foi criação do alemão Josef Groll, contratado pela cidade de Pilsen para produzir uma bebida diferente das cervejas castanho-escuras que existiam até então.

A primeira leva de cerveja pilsen chegou aos copos dos checos em novembro de 1842. Foi uma surpresa, principalmente ao ser servida em taças translúcidas de cristal da Boêmia: uma cerveja dourada, fermentada em baixas temperaturas, com aroma de malte e de lúpulo. Ganhou o nome de Plzenský Prazdroj, em alemão Pilsner Urquell, ou "pilsen da fonte original". A marca, hoje controlada pelo grupo sul-africano SAB/Miller, ainda é sinônimo do estilo no mundo, embora tenha perdido parte de seu amargor.

Ainda na "onda" da pilsen, outra cidade que se tornou famosa pela produção cervejeira no país foi Ceské Budejovice, "lar" da Budweiser - que não é a que você provavelmente imagina. Há mais de um século, os fabricantes da marca travam duelo com os donos da cerveja norte-americana homônima pela patente. No Brasil, ela chega como Czechvar.

Outro estilo tradicional na República Checa é o das dark lagers - lá, tmavy lezák -, cervejas de baixa fermentação, escuras, marcadas por notas de malte caramelo e toffee e doçura residual. A mais famosa de todas é produzida pelo U Fleku, restaurante e cervejaria que abriu em 1499 - antes da descoberta do Brasil.
(*) Roberto Fonseca é Jornalista do Caderno Paladar do Jornal Estado de Sao Paulo. Um amante da cultura cervejeira. É proprietário do blog "latinhas do bob", um dos maiores blogs sobre o tema. Esse é um dos nossos!
Foto: Divulgação.

Um comentário:

... disse...

Nobre, tudo bem? Obrigado pela postagem da matéria. Gostaria apenas de fazer um comentário (ou melhor, dois): DA FOLHA NÃO!!! (heheheheheheh). Escrevo para o caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, e o blog hoje habita o domínio http://blogs.estadao.com.br/bob
Abs

 
.