sexta-feira, 14 de maio de 2010

The SAB World of Beer



Sawubona, meus caros!

Como havia comentado no post sobre Cerveja de Sorgo, segue agora um post sobre o SAB World of Beer. Essa é uma atração turística mantida pela SABMiller em Joanesburgo e ganhou o "Welcome Awards" de 2009 como atração Número 1 da África do Sul.

O lugar fica no centro da cidade, e é bem fácil de achar. Depois de reservar um horário pelo telefone, é só chegar e entrar. Na recepção, já percebemos a temática cervejeira do lugar, com cartazes, barris e carroças para entrega de chopp. Antes de entrar, podemos escolher um prato para almoçar depois do passeio, lá mesmo no restaurante deles.

Em seguida somos acompanhados por um guia, que nos leva por um passeio com muita interação audiovisual e bastante explicativo. Tudo é abordado, desde os primórdios da Terra até a descoberta da cerveja, passando por testemunhos de Charles Glass (fundador da cervejaria Castle pioneira no país) e Josef Groll (o criador da famosa Pilsner Urquell). É interessante notar que a primeira fábrica foi construída na região para atender principalmente à demanda dos trabalhadores das minas de ouro pelo "líquido sagrado", coisa muito boa depois de um dia árduo de labuta.

Existe uma área explicando também o processo de fabricação da cerveja, com direito a telas interativas, tanques de fermentação, tinas de brassagem, provas de maltes, etc. O guia vai de acordo com o seu ritmo, e dá pra aproveitar bastante o lugar.

Cada ambiente é decorado à caráter, mostrando a história da cervejaria e da bebida, assim como detalhes de fabricação. Tem pirâmide egípcia, mina de ouro, barzinho, plantação de lúpulo e cevada, sala de brassagem e tudo mais. Muita, muita coisa mesmo.

Como se não bastasse, você ainda ganha um copo, e pode tomar uma cervejinha em um barzinho temático do século passado no meio do passeio. Com esse copo, você ainda pode beber um litro de cerveja no restaurante enquanto almoça o prato que escolheu na recepção. Lembrando que o almoço é pago separadamente.

Tudo isso por apenas 25 Rands (cerca de cinco reais). Barato demais! Acho que nem capa de sofá dá pra comprar mais com essa grana, moçada. E no final do passeio tem uma lojinha com artigos relacionados a cerveja, variando de chaveiros e bonés até aventais e facas de churrasco. Excelente pra trazer aquela lembrança pros amigos e parentes. ;)

Um exemplo de preservação da história da cerveja daquele país. Depois de um passeio desses, você entende como a cerveja está ligada diretamente com a histõria da África do Sul e como a Castle acabou crescendo e se tornando a gigante SABMiller. Bem que alguma coisa do gênero poderia ser feita por aqui, contando a história das nossas antigas cervejarias brasileiras antes da "grande fusão do mau".

Pra saber mais: http://www.worldofbeer.co.za/ (mapas, reservas, etc)

Fotos do passeio:

Tina de Brassagem


Lúpulo e Cevada em diferentes estágios de crescimento


Antigo carro para entrega de chopp


Pilsner Urquell me esperando no bar do restaurante

Um comentário:

Armando Fontes disse...

Linda essa tina "steampunk"

foda o preço da Urquell

abracao!

 
.