sábado, 19 de dezembro de 2009

Sorghum Beer - A Taste of Africa

Sawubona, meus caros!

Durante todo o o mês de novembro e boa parte do mês de dezembro, estive trabalhando na África do Sul. Devo dizer que é um belo país, e como o Brasil, tem um povo bastante hospitaleiro e uma natureza deslumbrante.

No ramo das cervejas, também é um país com predominância de lagers de macro-cervejarias, com destaque para a South African Breweries (SAB). Mas isso fica para outro post. Vamos ao foco.

Em visita ao passeio da SAB World of Beer (também merece um outro post, passeio muito legal), durante a apresentação da história da cerveja, fui surpreendido por uma ótima surpresa. Um vídeo mostrando o processo de fabricação da Sorghum Beer, tradicional cerveja africana feita com grão de sorgo. Nele, uma mulher africana conta como produz a cerveja em sua tribo, desde o processo de malteação até fermentação. Muito interessante mesmo, ainda mais pra quem faz cerveja e sabe o carinho e dedicação necessários para tal.

No final do vídeo eu já fui correndo pra conversar com o guia, e ele já adivinhando o que eu queria, pegou uma pequena vasilha no canto da sala e nos mostrou, dizendo que ali havia Sorghum Beer e que iríamos provar a dita cuja. Vocês podem imaginar a minha empolgação, tomando uma cerveja totalmente diferente do que já havia tomado e ainda por cima em uma vasilha tipicamente africana.



Vamos ao veredito, que pode ter sido afetado por minha grande curiosidade em experimentar cervejas novas. A cerveja é boa, mas confesso que não agradaria a maioria das pessoas que conheço. A primeira impressão visual mostra uma cerveja opaca e branca quase como leite, ligeiramente marrom e não filtrada (inclusive algumas cascas de grão ainda estavam presentes). O aroma denuncia uma fermentação láctea e o sabor azedo confirma a suspeita. Tomei a cerveja em temperatura ambiente, o que acredito ser normal para o tipo. Não conseguiria tomar grandes quantidades dessa cerveja de uma vez, mas acredito realmente que seja uma questão de costume. Foi uma experiência ótima conhecer a maneira africana de se fazer cerveja.

Me desculpem a foto meio escura, mas estávamos dentro da "sala de cinema".

Drive safe and best regards.

Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Commercial_sorghum#Alcoholic_beverages

Um comentário:

Marco Zimmermann disse...

Achei que estavas beijando uma bola de boliche antes de jogar... rs

Legais os posts sobre a África do Sul.

Abraço!

 
.