terça-feira, 2 de março de 2010

O Tempo I


Economia
ANA PAULA PEDROSA
Retransmitimos a reportagem do jornal o tempo.

A loura gelada está sofisticada

As cervejas tipo pilsen dominam 80% do mercado mundial, mas, no Brasil, as artesanais mais do que dobraram seu espaço entre 2004 e 2009, e hoje têm seguidores que fazem delas quase uma religião.

Malte, água, lúpulo e fermento. A combinação desses quatro ingredientes dá origem a mais de 1.500 tipos de cervejas com aromas, cores, texturas e sabores totalmente diferentes. E vem conquistando os paladares mais exigentes. As mais conhecidas são as do tipo pilsen, as "louras", produzidas em massa e que representam cerca de 80% do consumo mundial de cerveja. Mas as que mais crescem são as artesanais e especiais, que representavam cerca de 4% do mercado nacional em 2004 e hoje chegam a 9%.

Segundo a Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (Acerva Mineira), o mercado de cervejas comuns cresce cerca de 5% ao ano, enquanto as especiais crescem 45%. "De uns três anos para cá, o consumidor está mais atento à variedade do mercado", afirma o diretor financeiro da Acerva Mineira, Danilo Mendes. Ele ministra cursos para pessoas que querem aprender a fabricar sua própria cerveja. "Quem conhece a cerveja especial acaba deixando a comum de lado", afirma. Danilo fabrica sua cerveja e brinca com os sabores. "No Natal, faço com especiarias. No inverno, uso sabores mais fortes", conta.

Microcervejarias. As cervejas especiais são produzidas, em geral, em microcervejarias. No Brasil são 80. No mundo, a Bélgica é considerado o país com maior variedade de cervejas especiais. "Existem 80 tipos de cerveja e na Bélgica é possível encontrar todos eles", diz o autor da "Larrouse da Cerveja", Ronaldo Morado. Ele cita ainda a Alemanha e a Inglaterra como centros tradicionais de produção da bebida. Morado levou três anos para escrever o livro e usou a experiência acumulada em viagens a diversos países. Na opinião dele, as cervejas especiais não substituirão as pilsen, mas ainda têm muito mercado para conquistar.
Para conseguir diferentes tipos de cerveja, os produtores usam malte, lúpulo e fermentos de tipos e em quantidades variadas. Assim, é possível obter aromas e sabores de frutas, café e outros sem acrescentar outro ingrediente à fórmula. Prazer. O preço da cerveja especial vai de R$ 3 a R$ 300 a garrafa, mas o valor mais alto que o da bebida comum não intimida os apreciadores. "Em vez de tomar uma caixa de cerveja comum, a pessoa toma três ou quatro garrafas da especial e tem uma experiência", diz o sommelier especializado em cerveja e editor do site Mestre Cervejeiro, Daniel Wolff. Ele explica que a bebida tem inúmeras possibilidades de harmonização com a comida. "Tem um estilo de cerveja para cada prato. Cada estilo desperta uma sensação diferente", afirma.

Nenhum comentário:

 
.