domingo, 21 de fevereiro de 2010

Viagens

Les Brasseus de La Grand-Place

Olá pessoal!

Tive uma surpresa agradável neste fim de semana. Fui convocado a apresentar um projeto na Belgica e oportunamente estou passando alguns dias de folga antes do trabalho.
Aos amigos que visitarem Bruxellas não deixem de conhecer a micro cervejaria que se encontra “escondida” bem ao lado da Prefeitura. Trata-se da Lês Brasseus de La Grand-Place, (24 Rue de la Colline), que produz 4 tipos diferentes de chopes.

Tomamos o Blond (3,90 Euros), que de fato é um pilsen; o Dark (5,60 Euros) que se refere a um doble filtrado, bem ruby de coloração e bastante frutado; o Tripel (5,20 Euros) também filtrada, com notas expressivas de damasco, pêssego; e o Amber (5,20 Euros).

A casa possui boa música como Jass e Bossa Nova e o bar é bastante agradável. Logo na entrada é possível ver as panelas de brassagem e fervura com capacidade de produção de mil litros de cervejas. No andar superior ficam dois tanques de fermentação e ao fundo do bar há 4 tanques horizontais de armazenamento de cervejas.

Prorrogação:
A casa além de vender os seus chopes artesanais esta vende também outros chopes (Bierre de Tap). Desta forma prorrogamos por mais “3 minutos” antes do fim do jogo e tomamos as seguintes: Kriek X-Treme Mort Súbite (5,20 Euros); linda! Vermelho rose, cereja no aroma e no palato! Eta bala halls! Essa cerveja tem que ser tomada somente aqui, não tem jeito! Elas chegam no Brasil com sabores bem diferentes – Ronaldo Morado que me ajude nesta! Fermentação espontânea: Mort Subite Framboise (3,90 Euros); que copo bacana! Que cerveja aromática, vermelho bem intenso e sabor da fruta nas alturas. Rodenbach: esta cerveja, uma güese, é curtida no barril de carvalho, o sabor é bem Canoinhense – (pelo visto descobrimos de onde vem a sua cepa)! Cheiro e sabores de carvalho dos antigos, bem “bunda suja”. Vale a experiência, naturalmente.

Em tempo 1:
As cervejas foram servidas como se elas tivessem saído da porta da geladeira da nossa casa. Frias, mas não geladas. A temperatura externa do bar, em torno dos 4 Graus Celsius, nos dava a sensação térmica de -1º. Desta forma o ambiente do bar também é frio o que faz com que a cerveja fique fria o tempo todo, ao contrário do nosso clima Brasileiro. Desta forma, matamos o mito das cervejas aqui serem quentes; na verdade as cervejas aqui, neste período são frias. Sugestões do garçom, Sr. Kimon: Kriek Lindemans e Kriek St. Louis. Imperdíveis!

Mais detalhes sobre a microcervejaria: http://www.lesbrausseus.eu/ ou http://www.les-brasseus.com/

Em tempo 2:
Comprei duas cervejas no supermercado Carrefour: A Kriek Saint Louis e a Maredsous Blond. Como estavam quentes, eu as coloquei na janela do apartamento para ver se realmente mataríamos o mito de que os europeus gelam bebidas desta forma. Resultado: é verdade! Funciona mesmo! Tomei as duas frias, uns 4 Graus Celsius.

Amanhã citaremos a principal micro cervejaria de Brugges, a Brugge Zot.

Abraços, Henrique.

Nenhum comentário:

 
.