segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viagens II


Brugse Zot

A micro cervejaria “De Halve Maan” de 1856 é a única remanescente no centro de Brugges responsável pela cerveja Brugse Zot (bobo da corte). A cidadela chegou a ter 31 microcervejarias antes da primeira Guerra Mundial. Atualmente, há um museu que trata a história da cerveja o Brugse Brouweij Mouterrijmuseum (Verbrand Nieuwland Straat, 10) que vale a pena conferir. Infelizmente é a segunda vez que venho à micro cervejaria e não consigo almoçar ou fazer o tour à fábrica. Isso porque esses dois serviços funcionam apenas de meio-dia às três da tarde, inclusive nos sábados. Como era sábado, cheguei as 3:30 e não pude almoçar. Tive que me contentar tomar a cerveja com a barriga vazia. Detalhe: as visitas também são efetuadas neste mesmo horário no período de inverno (outubro a março) ao custo de 6,00 Euros. No verão o horário vai de 12:00 às 4:00 da tarde.
Enfim, a taverna, como a chamam, é um belo e confortável restaurante. Logo na entrada é possível ver uma antiga engarrafadora e dois tanques de fermentação. As cervejas produzidas pela micro cervejaria são a Blond (2,5 Euros) – de fato trata-se de uma pilsen; uma Amber (3,00 Euros) que é uma dubbel e uma Bock. Interessante mesmo são os sabores das cervejas, que ao bebermos identificamos claramente que as cepas são tipicamente Belgas, ou seja, até mesmo a pilsen apresenta aromas frutados. Você também ficará admirado ao ver um grande número de senhoras de idade tomando cerveja! "Nem meu netinho aguenta me acompanhar"...
Visitar essa micro cervejaria trata-se de um momento imperdível, que merece a sua atenção, quando estiver nesta cidade.

Mais detalhes http://www.halvemaan.be/ Telefone +32 (0) 50 44 42 22.

Um comentário:

Clara Bello disse...

Olá, Henrique, tudo bem? Vou a Paris, Amsterdam, Bruxelas e Brugges em julho, e achei ótimas essas dicas que você postou aqui sobre as duas últimas. Gostaria de saber se você teria outras para me passar, relativas ao universo cervejeiro, é claro, e de hospedagem, se você tiver. Meu email é claravbofernandes@gmail.com. Abs, Clara Bello.

 
.