quinta-feira, 12 de maio de 2011

Taberna Jabora Weiss - Dunkel Hefe-Weiss do Quintal das Gerais

Sequência de posts com descrições das cervejas estilo livre participantes do Concurso ACervA Mineira.

Cerveja e texto de autoria de: Felipe Viegas, Cervejaria Taberna do Vale

Imagem: Márcio Rossi

Dunkel Hefe-Weiss do Quintal das Gerais

Ingredientes típicos: Amoras e jabuticabas

Texto de apresentação – relação com dos ingredientes com a história, cultura e culinária do Estado de Minas Gerais:

Quem nunca esteve em um sítio em Minas saboreando à sombra da árvore algumas amoras e jabuticabas? Eu mesmo, tenho meu passado altamente marcado pelas 2 experiências acima, o que justificou a utilização das frutas... Freqüentava assiduamente o sítio de minha madrinha durante minha infância e adolescência... Quando estávamos em época de amoras, colocávamos um lençol embaixo da árvore e a balançávamos, no intuito de obter uma grande colheita de forma facilitada. Nunca vou me esquecer da primeira vez que fizemos isto, tinha uns 12 anos de idade na época e fui o autor da idéia magnífica... Vocês podem imaginar o que aconteceu com o lençol branco da minha madrinha... manchou completamente... mas para nossa sorte, minha madrinha sempre apoiou nossas traquinagens e nem esboçou qualquer reação com relação à perda do lençol, ao contrário, nos doou o mesmo para novas empreitadas... Passou inclusive a nos dar a tarefa de colher grandes quantidades para bater no liquidificador e oferecer aquele suco maravilhoso para as visitas... Já as Jabuticabas, lá mesmo no sítio da minha madrinha, tinha algo em torno de 20 pés... Passávamos quase o dia inteiro literalmente em cima das árvores, nos empanturrando de jabuticaba... Os adultos sempre nos falavam sobre comer muito e ficar entalado na hora de ir ao banheiro... Sabíamos que era lenda, porém ficávamos receosos, o que não nos impedia de nos entupirmos de jabuticabas...

Esta é a razão de chamá-la com o sobre-nome “DO QUINTAL”, pelo fato de ter sido parte marcante no meu crescimento, naquela época em que ficávamos somente brincando, não nos preocupávamos com contas, compromissos, trabalho, nada, só brincar, comer e dormir, nada mais...


Descrição do estilo:

Aroma: Aromas frutados de banana passa, jabuticaba, amora e notas fenólicas de cravo.


Aparência: Marrom, bem turva, espuma com boa formação e persistência.


Sabor: Bem maltado, marcado pela utilização de maltes caramelados e torrados na receita, possui um amargor equilibrado, utilizando lúpulos alemães nobres de amargor e aroma.


Sensação na boca: Corpo médio, final de boca marcante acentuado pelos maltes caramelados e torrados utilizados na receita e pela presença marcante do fermento, traz sensação altamente aveludada na boca.


Impressão geral: Uma releitura do estilo alemão, utilizando ingredientes brasileiros que fogem da Lei de Pureza, mas que trouxeram a esta cerveja um toque mais aveludado em termos de sensação de boca. Além da formação dos aromas ter ficado mais complexa, ficou também mais agradável.


Comentários: A idéia foi dar suavidade ao estilo alemão, utilizando as frutas para modificar a estrutura e consequentemente as sensações provocadas...


Ingredientes: Água, Cevada Malteada, Trigo Malteado, Lúpulo, Levedura, Jabuticabas e Amoras


Características vitais:

IBUs:10-18

SRM: 14-23

OG: 1050-1060

FG: 1010-1014

ABV: 5,2-6,5%



Nenhum comentário:

 
.