segunda-feira, 28 de março de 2011

Muito além da cevada


Em busca de sabores peculiares, produtores adicionam café, cacau e frutas às cervejas

Marina Fuentes, especial para o iG São Paulo


Desde que foi criada lei de pureza da Baviera, que preconiza desde 1516 que cerveja seja feita apenas com cevada, água e lúpulo, existem grupos de produtores a desafiá-la. Para eles, não bastam as diferentes torras dos maltes e os inúmeros tipos de lúpulo, a trepadeira responsável pelo amargor característico da bebida, é preciso ir além. Alguns desses inventivos criadores de bebidas extrapolam ainda os outros grãos já assimilados na cultura cervejeira – como o trigo – e partem para “aditivos” que vão dar sabores peculiares ao produto final, entre eles cacau, café, especiarias e frutas.


Segundo Mauricio Beltramelli, mestre em estilos de cerveja e avaliação formado pelo Siebel Institute de Chicago (EUA) e responsável pelo fórum brasileiro Brejas, não há limites para a inclusão de ingredientes. Para ele, os países europeus que inovam mais são a Bélgica e a Inglaterra, enquanto os EUA trabalham com ousadia. “Há até uma cervejaria, a Dog Fish Head, que faz a cerveja Chicha, baseada numa receita indígena que leva milho mastigado”, relata.


Como é de se imaginar, os resultados são os mais diversos e podem resultar em uma cerveja com estilo próprio – como as Fruit Lambic, feitas com frutas – ou agregar nuances a tipos tradicionais, como ocorre com as de trigo belgas, que muitas vezes recebem coentro e cascas de laranja na composição. Essa tem sido a diretriz do trabalho da cervejaria paulista Colorado, de Ribeirão Preto, que tem algum ingrediente extra na composição de todos os seus rótulos e atualmente estuda um produto com pimenta na composição. “Há espaço para essa criatividade no Brasil”, afirma Maurício.


Ainda que seja muito chamativa, a adição de tais sabores pode limitar o público, mesmo dentro do universo dos consumidores de cervejas especiais. “É um público específico. Um nicho dentro de um nicho”, diz Rodolfo Alves, sócio da loja Mr Beer. Para ele, as fruit beers e outras cervejas com sabores diferentes atraem principalmente o público que já é familiarizado com as cervejas especiais “mas que quer buscar novas experiências gustativas”.


Ele também vê o crescimento de venda, especialmente das fruit beers, como cartão de visitas para o consumo de cervejas premium. “Além do sabor frutado, elas têm uma bela apresentação: rótulo colorido, são fechadas com rolha (que lembram um champanhe) e devem ser bebidas em taça flût. Mulheres que não gostam de cervejas tradicionais muitas vezes são conquistadas por elas”, afirma. Rodolfo acredita que a Colorado é um caso à parte e que “matou dois coelhos” na forma de criar sua linha. “Além de se diferenciar por esses ingredientes, agregou ‘brasilidade’ à bebida. Como tenho lojas em aeroportos, percebo que os turistas ficam muito atraídos por essas cervejas”, conta.


Mais informações e fonte: http://comida.ig.com.br/bebidas/muito+alem+da+cevada/n1596820878428.html#3

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