sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ambev

Ambev vai retirar 630 ml do mercado
Juliano Basile
Brasilia

A Ambev assinou, ontem, um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e vai retirar as garrafas de cerveja de 630 ml que estão sendo utilizadas, há dois anos, nos mercados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Com o acordo, a companhia evitou que o Cade levasse o caso das garrafas a julgamento, o que poderia resultar em aplicação de multa milionária, numa faixa que vai de 1% a 30% do faturamento da companhia. As novas garrafas tinham mais cerveja do que os cascos tradicionais de 600 ml, e foram comercializadas através de duas marcas: a Skol, no Rio, e a Bohemia, no Rio Grande do Sul.

O problema é que os concorrentes da Ambev alegaram ao Cade que o uso de cascos de 630 ml poderia retirá-las do mercado. As novas garrafas não poderiam ser trocadas por outras, de empresas concorrentes. Além disso, levariam um custo adicional a essas empresas que teriam que separar os cascos de 630 ml da Ambev dos demais. As cervejarias Kaiser e Imperial e as associações Brasileira de Bebidas (Abrabe), dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) ingressaram formalmente no Cade contra as garrafas de 630 ml em abril de 2008. Em maio, a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça baixou medida preventiva obrigando a Ambev a retirar as garrafas do mercado. Mas logo em seguida, o Cade optou por determinar à Companhia que mantivesse o nível de produção com essas garrafas no dois Estados até a conclusão final no processo.

A conclusão se deu ontem, quando, por unanimidade, os conselheiros deram 270 dias para o fim do casco de 630 ml da Skol no Rio de Janeiro e 60 dias para a Bohemia no Rio Grande do Sul. A Ambev terá que entregar um relatório de uma empresa independente para comprovar o cumprimento do acordo. Se descumprí-lo, a empresa está sujeita a multas que variam entre R$ 50 mil a R$200 mil por dia.

Mais detalhes e fonte: Jornal Valor Econômico, 4 de novembro, 2010. Caderno Empresas -B1.

Nenhum comentário:

 
.