domingo, 24 de outubro de 2010

Cursos VIII


Apreciadores de cerveja terão curso de sommelier em SP

Organizadores dizem que o projeto é pioneiro no país. Aulas começam em novembro no Senac da capital.
Carolina Iskandarian
Do G1 SP
23/10/2010 09h10 - Atualizado em 23/10/2010 09h10

Aos apreciadores da bebida, uma boa notícia: São Paulo terá o primeiro curso de sommelier de cerveja do país. Os especialistas no assunto garantem que esse mercado precisa crescer e a cultura cervejeira deve ser disseminada. Por isso, a ideia é formar profissionais que saibam diferenciar os rótulos, possam sugerir a melhor garrafa de acordo com o gosto do cliente e consigam fazer a harmonização da cerveja com o melhor prato.

Saiba mais

São Paulo terá o primeiro curso de beer sommelier do paísAs aulas começam no mês que vem, mas, a pedido do G1, uma parte da turma de 40 pessoas se reuniu na tarde desta quinta-feira (21) no Senac da Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, onde haverá o primeiro curso. Ele será ministrado por Cilene Saorin, formada sommelier de cerveja pela Academia Doemens da Alemanha, que é parceira no projeto.

Por isso, os formandos terão um certificado com reconhecimento internacional. “Somos pioneiros. É uma certificação dupla, com uma instituição de renome”, conta Maria Emília Vaz Martins Dias, coordenadora do curso. Segundo ela, a grande procura foi uma “surpresa” e novas vagas devem ser criadas no ano que vem. A segunda turma terá aulas na unidade da Penha, na Zona Leste, em janeiro de 2011, mas não há mais inscrições disponíveis.

Primeiras impressões

Alguns alunos não se conheciam nesse encontro de quinta-feira e começaram a ter ideia do que Cilene pretende passar nas duas semanas do intensivo – o curso vai de 22 de novembro a 3 de dezembro. No papo informal, tiveram a primeira experiência ao degustar uma cerveja escura e forte produzida em uma microcevejaria do interior paulista.

“Tem gosto de frutas”, disparou um aluno. “Lembra um abacaxi em caldas”, sugeriu outro. “Aqui tem blend de malte. Lembra um toffe de caramelo”, arrematou Cilene, que também é mestre cervejeira. “O mercado está extremamente ávido para explorar uma experiência gastronômica que a cerveja pode oferecer”, conta a professora, justificando a criação do curso.


De acordo com ela, um dos principais objetivos é multiplicar a informação sobre a cultura de cervejas especiais. “A gente precisa de gente experiente para ser professor. Normalmente, quem procura esse curso vai atuar profissionalmente”, aposta Cilene. É o que o empresário Alexandre Santos, 28, pretende fazer.

“Depois desse curso minha assessoria não vai ficar mais só no vinho. Vou poder dar suporte ao mercado de cerveja. Nos últimos cinco anos, a área de bebidas finas se especializou no país”, afirma Santos, que é sommelier de vinho há dez anos. O importador de bebidas Cristiano Guilherme Alves, 36, também se anima. “Nós somos tomadores de cerveja, mas nosso conhecimento no assunto é pequeno. Com esse curso vamos ter a oportunidade de ter mais vocabulário para introduzir no hábito de consumo do brasileiro”, diz Alves.

O programa

O programa das aulas inclui aprender sobre a história da cerveja, as matérias-primas, o processo de produção e as aplicações dos rótulos na gastronomia. Cilene vai ensinar os alunos a desenvolver o perfil sensorial, fazendo com que eles identifiquem sabor, aroma ou a consistência da bebida. O consumo consciente e responsável, além do conhecimento sobre uma boa carta de cervejas, também será passado.

A gerente de marketing Tatiana Spogis, de 33 anos, trabalha com cerveja desde 2001 e conhece Cilene. “Agora vou formalizar minha profissão”, afirma ela, que pretende dar aulas para futuros sommeliers. De acordo com Tatiana, o curso no Brasil foi adaptado a partir do que é ministrado na Academia Doemens. “Vamos trazer (para a sala de aula) cervejas importadas e nacionais, trazer a referência de ingredientes nacionais na produção da cerveja daqui.”

O empresário Marcelo Moss está nessa primeira turma e se formará sommelier para dar o segundo curso do tipo na unidade do Senac da Penha. “Você ainda vende cerveja para as mesmas pessoas. Na hora que aprende a beber uma de qualidade, você tem uma série de rituais e não vai mais querer comprar umas 40 caixas”, afirma Moss, que fundou uma microcervejaria há alguns anos (ele já deixou o negócio).

O português Pedro Alves Cardoso, de 51 anos, teve um bar na Alemanha e é instrutor do Senac na área de bebidas. Quer passar parte do ano na França, onde vai abrir outro bar. “O mercado brasileiro merece um profissional de qualidade para falar de cerveja.” No curso, mais do que conversa, haverá degustações. E os alunos, segundo Cilene, aprenderão a garantir “experiências gastronômicas prazerosas”.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/10/apreciadores-de-cerveja-terao-curso-de-sommelier-em-sp.html

Foto: Carolina Iskandarian/ G1

Nenhum comentário:

 
.