segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Brassagem no Mercado Central

Texto e imagens: Marcio Rossi


O palco foi o Mercado Central de Belo Horizonte. Um dos roteiros mais tradicionais da cidade, parada obrigatória do cidadão belorizontino. Ali tem tudo e mais alguma coisa, é difícil imaginar algo que não possa ser encontrado. E como não poderia deixar de ser, tem butecos, vários e disputados espaços onde cerveja gelada e bife de fígado acebolado animam uma multidão que vai até lá só por isso.

Nesse ambiente tomou forma uma idéia nascida do Encontro das ACervAs Paulista e Mineira em Monte Verde/MG, repetindo a fórmula da brassagem aberta para atrair o público e divulgar a cultura cervejeira. Na data, 16/out/2010, acontecia o Festival Gastronômico do Mercado, nada mais conveniente que reunir novamente cerveja e gastronomia. A iniciativa veio do trio de associados ACervA Mineira, Marco Falcone, José Bento e Fabiana Arreguy. Eles organizaram e fizeram acontecer com massiva adesão de toda a ACervA Mineira que colaborou com afinco. A cerveja escolhida foi uma receita de Oatmeal Stout do Marco Falcone.

O espaço inicialmente dedicado ao evento acabou sendo duplicado após visita de administradores do mercado; surpresos com a movimentação, cuidaram de transferir para a ACervA um estande ocioso na vizinhança, transformando o espaço da cerveja artesanal em um dos maiores do festival. Além de poder acompanhar a brassagem, os visitantes recebiam explicações dos membros da ACervA e podiam degustar amostras variadas de cervejas caseiras. Um sucesso estrondoso, houve um momento em que os quase 20 membros presentes da ACervA estavam todos ocupados atendendo a alguém ou cuidando do processo. E houve um cuidado especial com informações e comunicação; um banner explicava o processo de fabricação, um folheto explicativo apresentava a ACerva e vários folders encaminhavam os curiosos para diversas opções de curso oferecidos pelos membros.

Sucesso absoluto, está pavimentado o caminho para a Brassagem Aberta em Ouro Preto, evento que deve contar com ACervAs Paulista, Carioca e todas que desejarem. Aguardem!
Pablo e Patrus na filtragem

Patrus na brassagem




Um comentário:

Ludfonttainha disse...

Gostaria de parabenizar a ACervA Mineira pela iniciativa. Foi sensacional! E conte sempre com a Confece! Pão e Cerveja!

 
.