segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Artigo

Muito além da refrescância
As cervejas especiais são opções ricas em sabores e variedades. Se você conhece apenas as “estupidamente geladas”, prepare-se para se surpreender
Publicado em 12/08/2010 Luís Celso Jr. e Carlos Coelho

Cervejas não são todas iguais. Há uma variedade de estilos, características e marcas tão grande quanto a dos vinhos. Quem só conhece a “loira gelada” está perdendo uma ótima oportunidade de experimentar as cervejas chamadas especiais, ou cervejas gourmet. Para apreciar toda a riqueza de sensações que elas podem fornecer, o caderno Bom Gourmet traz informações sobre a cultura da cerveja e como apreciar o que elas têm de melhor, sem que isso signifique estabelecer regras rígidas ou dogmas. Afinal, cerveja precisa ser levada à sério, mas informalidade e descontração são parte essencial do universo cervejeiro.

Mas, afinal, o que é uma cerveja especial e qual a diferença da cerveja comum? São conceitos difíceis de traduzir, enfatizam os especialistas, pois não há apenas uma regra objetiva geral. São bebidas que oferecem “ricas experiências gastronômicas”, como define Daniel Wolff, sommelier especializado em cervejas. “Elas têm maior complexidade e variedade de aromas e sabores e proporcionam uma experiência visual e gustativa diferente”, explica. As cervejas especiais também procuram seguir estilos, cada um com suas características gerais de aparência, aromas e sabores, conta o gastrônomo especialista em cervejas Edu Passarelli. “É um produto com o qual a cervejaria ou o cervejeiro busca agradar o paladar do bebedor, ser fiel a um estilo e não buscar somente massificação, como nas cervejas mais comuns. A qualidade vem em primeiro plano”, conta.

Trata-se, portanto, de um grupo de cervejas diferentes, sejam importadas ou nacionais, de grandes cervejarias industriais ou pequenas cervejarias e cervejeiros artesanais, caras ou baratas. “É uma bebida que dá a cara para bater, de personalidade, que tem informação sensorial”, enfatiza a mestre cervejeira e sommelier de cervejas Cilene Saorin. Mas na hora de comprar ou consumir é difícil identificá-las. Apesar de os fabricantes procurarem enfatizar nos rótulos as características específicas desses produtos, a forma mais segura é buscar informações sobre as cervejas na literatura especializada.

Não há garantias de que por serem especiais elas vão agradar a todos da mesma forma. No entanto, na grande variedade de estilos há uma grande possibilidade de se encontrar alguns de que se goste. “O que eu julgo essencial para quem está começando nesse universo é: esteja aberto à experimentação. Caso contrário, você pode perder a chance de se surpreender com os sabores das cervejas especiais”, completa Cilene.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/conteudo.phtml?tl=1&id=1034869&tit=Muito-alem-da-refrescancia

Nenhum comentário:

 
.