quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aconteceu

Uma seleção das melhores cartas de cervejas na serra fluminense
Publicada em 12/07/2010 às 12h14m
Bruno Agostini

RIO - Em 1853, um imigrante alemão criou em Petrópolis a primeira cerveja fabricada no Brasil, a Bohemia. Hoje, a Cervejaria Sankt Gallen, de Teresópolis, produz algumas das melhores versões nacionais dessa bebida. Em Nova Friburgo, o restaurante Bräun & Bräun mantém uma respeitável carta de cervejas, além de fabricar a sua própria. O hotel Solar do Império, no centro histórico da Cidade Imperial, dá início no próximo dia 17 ao projeto Encontros com o Sabor, com o tema... cerveja. É, eu também não sabia que a Serra Fluminense e a bebida combinavam tanto.

A fermentação cervejeira na serra é algo recente. Depois de a região ter produzido pioneiras e ótimas cervejas brasileiras (além da Bohemia, havia a Therezópolis), a indústria foi definhando aos poucos. A Therezópolis fechou as portas, a Bohemia foi vendida para a Antarctica, perdendo sua identidade regional, e a tradição quase se foi. Mas de uns dez anos para cá o cenário começou a mudar. A Itaipava virou gente grande, alcançando novos mercados, Teresópolis lançou a Lokau, e depois a Cervejaria Sankt Gallen recuperou a marca Therezópolis, sua antiga receita, e um novo ciclo se formou. Hoje há um engradado de projetos paralelos reforçando a tradição cervejeira. O mais importante de todos é a reativação da antiga fábrica da Bohemia em Petrópolis, com retomada de operações prevista para dezembro - porém, a inauguração de todo o complexo acontecerá apenas em 2011, no dia 16 de março, aniversário da cidade. Petrópolis, aliás, tem uma meta ambiciosa: quer se transformar em referência nacional em cerveja. Berço para isso, a cidade tem. Entre outras ações conjuntas da prefeitura está a criação do Memorial da Cerveja, com o propósito de ter o maior acervo da América Latina.

Teresópolis também quer entrar nesta espuma. Está prevista para setembro a inauguração da Confraria 1912 (a data remete à criação da Therezópolis), da Cervejaria Saint Gallen. A ideia é abrir a fábrica para os visitantes que, além de provar os produtos da marca, poderão até desenvolver as suas próprias cervejas. A St. Gallen é uma das participantes do evento Encontros do Sabor, ao lado de outras marcas famosas da região, como a Petrópolis e a Cidade Imperial. O projeto reforça a nossa intenção de transformar o Solar do Império em lugar de convivência cultural aberto a não-hóspedes. Queremos trabalhar a comida, a história, as artes. Por isso o evento mistura gastronomia, educação e música - diz Roberto Pinheiro, dono do hotel e idealizador do evento, que tem curadoria da jornalista Alice Granato.

A programação está concentrada nos próximos dias 17 e 18, mas durante todo o mês de julho no restaurante do hotel, o Leopoldina, será servido um menu harmonizado com cervejas criado pela chef Claudia Mascarenhas. No cardápio há, por exemplo, bacalhau com natas acompanhado de uma strong ale, sopa de palmito com ovas e uma stout, e picadinho de filé mignon ao poivre com uma india pale ale. O menu harmonizado, com seis pratos e seis cervejas, custa R$ 60. No principal fim de semana do evento o hotel estará bem movimentado. Para acompanhar uma cerveja, nada mais adequado que uma roda de samba e chorinho, como a que acontece no próximo dia 17. A programação inclui ainda debate sobre bebida na adolescência, tarde de autógrafos com o escritor Ronaldo Morado, autor da "Larousse da cerveja", e exposição de fotografias de antigas cervejarias. Serão servidos também quitutes do bar Aconchego Carioca, onde foi criado um sensacional bolinho de feijoada que hoje já é imitado por todo o país.

Cartas de cerveja listam centenas de rótulos

O alerta veio do leitor paulistano Fred Klein: "Existe um restaurante em Nova Friburgo que tem 300 cervejas disponíveis". Fomos averiguar e encontramos a carta da Braün & Braün, em Mury, que é mesmo capaz de impressionar qualquer belga, alemão ou tcheco, com uma seleção de aproximadamente 300 rótulos servidos no Biergarten (jardim das cervejas, em alemão). Para acompanhar tal oferta, um cardápio muito adequado, que inclui especialidades alemãs e suíças, como salsichões variados (tem até de javali defumado e de cordeiro), kassler com batata roesti, eisbein com chucrute, fondues e racletes.
Há ainda uma bela seleção de petiscos, que são das melhores companhia para uma cerveja, como cogumelos gratinados ao gorgonzola e croquetes de mortadela. A loja anexa ao restaurante oferece vários acessórios como copos especiais, canecas e, é claro, muitas cervejas, além de suvenires mais tradicionais, como bonés.

As outras duas cidades principais do circuito serrano fluminense também têm admiráveis seleções de cervejas. O bar Vagão Beer & Food, original de Teresópolis e com filial em Itaipava, segue pelo mesmo trilho da Braün & Braün, apresentando uma listagem quase tão espetacular quanto a do restaurante de Nova Friburgo. O bar teve origem no Centro de Teresópolis, onde no canto de um posto de gasolina foi instalado um vagão de trem reformado, com mesinhas espalhadas do lado de fora e até uma bem-vinda lareira em um ambiente charmoso. O serviço é caprichado e a comida, boa.

Mas o que diferencia o bar de tantos outros é mesmo a lista de cervejas, com destaque para a seleção de rótulos de Bélgica (51), Alemanha (26) e Holanda (19). Além de 15 marcas nacionais, também há cervejas de Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, França, Japão e Austrália. A unidade de Itaipava, aliás, está instalada em lugar muito adequado para um vagão, o Shopping Estação.

Encontros com o Sabor: Acontece nos dias 17 e 18 de julho, no Solar do Império. Av. Koeler 376, Centro, Petrópolis. Tel. (24) 2103-3000. www.solardoimperio.com.br
Bräun & Bräun: Estrada Rio-Friburgo Km 73, Mury, Nova Friburgo. Tel. (22) 2542-1338.www.braunbraun.com.br
Vagão Beer & Food: Avenida Lucio Meira 855, Centro, Teresópolis. Tel. (21) 2643-3034. Estrada União Indústria 11.000, loja 105-A, Shopping Estação, Itaipava, Petrópolis. Tel. (24) 2232-0015.www.vagaobeer.com

Nenhum comentário:

 
.