segunda-feira, 12 de julho de 2010

Monte Verde



Retransmitimos com alegria a mensagem de David Lamas, da ACervA Paulista

A União das Acervas Paulistas e Mineiras resultaram em um evento que entrou para a História da movimento homebrewer brasileiro. A Invasão Paulista em terrritório Mineiro foi planejada por meses e executada no grande feriadão paulista...feriado da Revolução Constitucionalista em SP.

Em plena Av. Monte Verde centenas de pessoas puderem ver pela primeira vez como era feita uma cerveja...o olhar de surpresa e de que era possível fazer o tão nobre líquido em casa era geral.

A receita escolhida foi uma Brown Ale, sugestão do Marcelo Carneiro da Colorado.
Alias fica aqui nosso profundo agradecimento pelo grande apoio que a Colorado nos deu para a realização deste evento. A aparição da "Marta Rocha" (caminhonete da Colorado) causou um verdadeiro frisson na cidade e mais, nada disso seria possível sem a nano-cervejaria doada pela Colorado para a Acerva Paulista.

Para tornar ainda mais especial este final de semana a presença dos amigos Falcones (Marco e Ronaldo), da Fabiana Arreguy (CBN) e dos acervianos de Minas Cristiam Rocha e Jose Bento abrilhantaram este evento histórico. A presença desta turma deixou o ambiente ainda mais acolhedor e alegre..com esta turma a garantia de boas risadas esta garantida.

Bar Beija Flor - mais de 90 cervejas na carta


O trabalho todo começou já na sexta-feira dia 09 de julho. A base de apoio da brassagem foi o acolhedor Bar Beija Flor, casa comandada pelo hospitaleiro e simpático Fábio. Todo o planejamento da brassagem, como seria a degustaçõa e etc...foi elabarada durante boas horas de bons papos e boas cervejas no Beija Flor. Após, fomos conhecer as instalações da Cervejaria do Fritz ao som de uma acolhedora banda alemã que nos esperava..degustamos muitas comidas típicas e os chopes da casa.

Fritz
Após o reconhecimento inicial da área , partimos para a Mansão Acerva Paulista, base de apoio logistico de toda a invasão. Lá, uma pré-confraternização foi iniciada no meio da floresta a 5ºC ao redor de uma bela fogueira mas aquecidos por bons litros de chope Estrada Real da Falke Bier. Um belo aquecimento para o grande dia 10, que começaria bem cedo.

Mansão Acerva Paulista - Sede de Campo :)

Além de um bosque particular, ainda tinha piscina aquecida e sauna e o mais importante, uma adega perfeita para maturação de cervejas.
No dia 10...o grande dia da Brassagem, os trabalhos iniciaram logo cedo. Temperatura as 7 da manha, 2ºC. A brassagem iria iniciar as 10 da manha. A grande vedete, a Marta Rocha, já estava aportada na lugar de maior movimento da Cidade e na frente dela a cozinha já a postos. Tudo conforme o planejado, e as 10 o fogo era aceso para aquele que seria um dia que ficaria marcado na memória da Cultura Cervejeira Brasileira. Aos poucos os curiosos iam se aproximando, ao ver toda aquela parafernalha montada...e ali iniciave-se a mais pura propagação de Cultura Cervejeira que já tinhamos vistos. Todos os sócios das Acervas SP/MG engajados em falar o que esta ocorrendo. Até os acompanhantes, namoradas, esposas...todos envolvidos pelo clima. Foram horas de muita troca de informação. A brassagem terminou as 15:00. Com a sensação de dever mais que bem cumprido e já com vários planos para outras brassagens.

Vitória...brown ale pronta!
Após a brassagem uma ação social foi realizada pelas Acervas Mineira e Paulista em conjunto com a Falke Bier e Cervejaria Colorado como forma de agradecimento pelo suporte ofertado para este evento. Foi entregue para a Secretária de Turismo de Camanducaia mais de 60 cobertores que serão usados em programas sociais da Cidade.

Ação Social.


Mais de 60 cobertores doados para a Sec. de Turismo de Camanducaia. Irmão Falcone, Fabiana, Bento e David prontos para a entrega que foi feita com a Marta Rocha. Depois deste longo dia todos se reuniram na Mansão Acerva Paulista para comemorar a "batalha" com muito churrasco e uma infinidade de cervejas...com uma certeza na cabeça : Muitas outras virão!

Parte das chopeiras do churrasco para encerrar o dia com chave de ouro
A Acerva Paulista gostaria de deixar aqui o mais profundo agradecimento a todos que participaram deste encontro, sócios e amigos que vieram de vários pontos de SP e MG. Porém seria injusto não citar alguns nomes:

A Secretária de Turismo de Camanducaia/MG.
Ao Fábio do Bar Beija Flor, por todo suporte.
Ao Chico dos Lamas que deu todo suporte na brassagem e apoio no transporte da nano-cozinha
Ao Elso dos Lamas que conseguiu aprender a pilotar a Marta Rocha e pelo apoio logistico
Ao Christoph por todo infinito suporte e presteza.
A Vanesca, esposa do Renato, que pacientemente vestiu a camisa da Acerva e pulou para dentro do balcão e ajudou a servir as cervejas-desgustução para todos os curiosos do dia.
Ao Afonso e a Priscila por mais um vez apoiarem o evento e nos doar todos os insumos usados na brassagem.

Aos Falcones (Marco e Ronaldo) por abrilhantarem o evento com sua presença e a apoio.
Ao Cristiam, José Bento e Fabiana os guerreiros da Acerva Mineira que derem uma força enorme para tudo isso se concretizar.
A todos os sócios que panfletaram, explicaram e suaram a camisa nos 10ºC que fazia lá.
E...por último a Cervejaria Colorado por tamanha generosidade e apoio em sempre nos ajudar.
Pão e Cerveja

David, Guilherme e Marcus
Diretoria Acerva Paulista

Nenhum comentário:

 
.