terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo


Cerveja está liberada nos estádios

Bebida alcoólica é permitida nos campos da África do Sul, onde se pode comprar cerveja da marca que patrocina a Copa

Johanesburgo, África do Sul. Consumo e a venda de bebidas alcoólicas estão proibidos na maioria dos estádios brasileiros. A campanha do Ministério Público é forte para que as cervejarias não ganhem essa queda de braço. No entanto, durante a Copa do Mundo, em 2014, essa disputa dificilmente será vencida por esse órgão fiscalizador.

No Mundial da África do Sul, é proibida a entrada de bebidas alcoólicas. Mas, dentro dos estádios, a cerveja é vendida livremente. Há apenas uma opção, da marca Budweiser, patrocinadora do evento. Quem quiser beber nas arquibancadas tem que desembolsar 30 rands (um pouco mais de R$ 7).

Antes do jogo entre Argentina e Nigéria, ontem, na abertura do grupo B, alguns torcedores opinaram sobre a liberação do álcool em jogos da Copa. Em grande número, os argentinos não concordam com a atitude da Fifa. O ex-zagueiro Ruggeri é um desses. "O meu país não está preparado para vender cerveja nos estádios. Há muita violência", disse.

O argentino Raul Graziano estava com toda a família no estádio e concorda com o ex-zagueiro da seleção de seu país. "É melhor proibir. O álcool salta a paixão e, com isso, a violência". Sua mulher, Graciela, concorda. "Fico mais tranquila em ir a um estádio com pessoas sóbrias".Há, contudo, defensores da causa da bebida no estádio, especialmente entre mexicanos e sul-africanos. "Cerveja é um passatempo. Vamos ao estádio para beber e ser feliz", disse o sul-africano Sean Petars.

Foto: Rodrigo Clemente.

Nenhum comentário:

 
.