terça-feira, 18 de maio de 2010

Expocachaça


CERVEJAS ARTESANAIS GANHAM AINDA MAIS DESTAQUE NA EXPOCACHAÇA


Minas Gerais já é o segundo maior produtor de cervejas e chopes artesanais do Brasil. Durante a Feira visitantes poderão apreciar cerca de 200 rótulos de cervejas nacionais e importadas.

O mercado das cervejas artesanais está em franca expansão em todo o mundo. Nos Estados Unidos e Europa este crescimento já é fortemente percebido. O mesmo tem acontecido no Brasil e, especificamente, em Minas Gerais, que já é o segundo maior produtor de cervejas e chopes artesanais do Brasil e que tem previsão de crescimento na produção deste ano de 25%, segundo o Sindbebidas - Sindicato das Indústrias de Cervejas e bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais.

Acompanhando esta tendência mundial, a 13ª edição da Expocachaça, traz novamente o “Espaço Bier Show”, com o universo das cervejas artesanais nacionais e importadas. Serão cerca de 200 rótulos para a apreciação do público da Feira, como conta o Diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. “Temos a presença de várias marcas de cerveja artesanal, a grande maioria associadas do Sindbebidas- FIEMG, entre elas, Siegen, Backer, Wals, alem da Acerva, Krug Bier, e marcas como Kaiser, Heineken, Xingu e a Casa do Cervejeiro com o seu portfólio de marcas.

Para Marco Falcone, sócio e cervejeiro da Falke Bier, Diretor do SindBebidas/ FIEMG e também Diretor Consultivo da Acerva Mineira – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais, a Expocachaça tem papel de grande importância no cenário cervejeiro atual, e já se consolidou como um dos maiores eventos do país. “Participamos das últimas quatro edições e não há nada que compare como vitrine fabulosa que é. No último ano tivemos uma mesa redonda que discutiu as oportunidades e problemas do setor, reunindo importantes nomes nacionais do setor cervejeiro. Este ano pretendemos repetir o fórum. Cabe observar que a Expocachaça foi a primeira iniciativa no sentido de reunir todas as cervejas artesanais de Minas em um único evento”, destaca Falcone. José Lúcio Mendes da Expocachaça concorda relembrando que há quatro anos e meio, reunir duas ou três empresas mineiras produtoras de chopes artesanais para participarem de um evento, era algo impensável, já que, nesta época, pouquíssimos empreendimentos deste tipo existiam no Estado. “Hoje, a situação mudou substancialmente e, somente na região de Belo Horizonte e seu entorno, já temos sete micro cervejarias fabricando excelente chopes artesanais”, destaca Mendes.

O cervejeiro, Marco Falcone, compara ainda a qualidade das cervejas artesanais com as cachaças. “O consumidor mineiro é bastante exigente, daí o sucesso das cachaças de qualidade produzidas em Minas. Com o surgimento das cervejas especiais, também marcadas pela qualidade, a resposta do público foi bem positiva e o espaço se abriu prontamente. O crescimento do setor tem sido intenso e acelerado. É que as pessoas que descobrem como uma cerveja pode ser diferenciada, intensa, e passam a espalhar a boa nova. Some-se a isto os esforços que temos feito no sentido de formar cultura cervejeira, através de cursos, concursos, palestras, degustações, análises sensoriais e harmonizações dirigidas”, reforça Falcone que completa dizendo que o cenário atual é extremamente favorável, “pois além do crescimento observado em termos de público consumidor, novos empreendedores estão aderindo e em breve teremos mais cervejarias artesanais formulando excelentes cervejas”, prevê.

Durante a 13° Expocachaça a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais terá um estande institucional, com informações de como fazer sua própria cerveja. A Associação vai destacar os seus homebrewers (home = casa e brew = cerveja), pessoas que tem como hobby fabricar sua cerveja em casa, de modo artesanal. Os homebrewers elaboram suas próprias receitas e recorrem a leituras especializadas para aprimorarem suas receitas e técnicas de fazer cerveja. Marco Falcone destaca que este movimento é de fundamental importância, já que é a fase embrionária das micro cervejarias.

Segundo o presidente da Instituição, Henrique Oliveira, estes “produtores caseiros” são reconhecidos como parceiros e formadores de opinião pelos produtores de cerveja artesanal do mercado nacional.

Os visitantes da 13° edição da Expocachaça vão poder explorar ainda mais o mundo das cervejas visitando o “Espaço Bier Show” na 13ª. Edição da Expocachaça no Expominas, belo horizonte, Minas Gerais, de 28 de maio a 01 de junho de 2010.

SERVIÇO_________________________________________________________
13° EDIÇÃO DA EXPOCACHAÇA
Data: 28 de Maio a 01 de Junho de 2010
Horários:
28 de maio, sexta-feira, de 17h as 24h
29 de maio, sábado, de 12h as 24h
30 de maio, domingo, de 10h as 24h
31 de maio, segunda-feira, de 12h as 24h
01 de junho, terça-feira, de 12h as 22h. ( Encerramento)
Local: Expominas, dentro da 6° edição da SuperAgro Minas.
Endereço: Av. Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira
Ingresso: R$15,00 (quinze reais)
Informações: http://www.expocachaca.com.br/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA___________________________________
PESSOA Comunicação e Relacionamento
Contato: (31) 3485-7875 ou nucleoimprensa@gmail.com
Erika Pessoa (31) 9347-3993 ou Iaçanã Woyames (31) 9226-8697 ou (31) 8437-6032

Nenhum comentário:

 
.