terça-feira, 25 de maio de 2010

Copa do Mundo

A Guerra das Cervejas na Copa
Robb M. Stewart
The Wall Street Journal, de Soweto, Africa do Sul

A Budweiser, cerveja oficial da Copa do mundo desde 1986, decidiu ceder mando o de campo para os concorrentes na competição deste ano, que começa em 11 de junho na Africa do Sul.

A fabricante da Budweiser, a Anheuser-Bush Inbev NV, sediada na Bélgica, optou por conquistar os milhões de torcedores que vão assistir os jogos pela televisão. Nos mercados em que a Budweiser não tem muita presença, a AB Inbev vai promover suas marcas mais conhecidas como a Brahma, no Brasil, a Harbin, na China; e a Hasserörder na Alemanha. Calcula-se que a empresa gastou cerca de US$ 50 milhões na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Seu maior concorrente e já lider na África do Sul, a SabMiller PLC colocará peruas nas ruas do país para que bares e restaurantes não fiquem sem cerveja, especialmente a popular Castle Lager, patrocinadora da seleção sul-africana. A SABMiller espera vender durante a Copa do Mundo 6% a mais que o normal na época. O consumo per capta da Africa do Sul é de cerca de 60 litros por ano, ante a média africana de 6 litros. Na Europa, chega a 100 litros per capta.

A Holandesa Heineken NV, veterana patrocinadora do futebol europeu, abriu oficialmente este ano sua primeira cervejaria sul-africana. Ela também está ajudando os bares locais a montar o estoque de cerveja para a copa.

Fonte: Valor Economico, 24 de maio de 2010.

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