terça-feira, 25 de maio de 2010

ACervA Paranaense


Cervejeiros realizam 2º Encontro Regional em Vitorino no final de semana

A produção de Cerveja Artesanal ou Home Brew é um hobby para muitos, "mais de dois milhões só nos EUA", é um movimento que cresce com grande velocidade mundialmente e principalmente no Brasil, e nada mais é que produzir sua própria cerveja em casa. Somente no Paraná a ACERVA-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná) já tem mais de 200 membros registrados.


O processo de produção de cerveja é relativamente simples e não requer equipamentos sofisticados. Uma excelente cerveja pode ser produzida com 90% de conhecimento e matéria prima e 10% de equipamento. Sendo assim, a cerveja se apresenta como uma das poucas bebidas que podem ser produzidas em casa de forma artesanal, mesmo com um equipamento simples, conseguindo um produto com qualidade igual ou superior às industrializadas, sem falar na imensa variedade de estilos que podem ser elaborados.

No encontro reuniram-se cervejeiros de Vitorino, Pato Branco, Palmas, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste e Barracão. Foram degustadas cervejas de produções próprias de diversos estilos, com destaque para as cervejas que serão enviadas para o concurso nacional promovido pela ACERVA Gaúcha, que acontecerá no primeiro final de semana do mês de Junho em Porto Alegre - RS. Durante o encontro aconteceu também a produção de uma cerveja comemorativa do encontro, um clone da cerveja belga Hoegaarden, com a participação de todos os cervejeiros no processo.

O processo de produção se inicia com a seleção de maltes, lúpulo e levedura, formando uma receita que se juntará a água para a produção da cerveja. Inicialmente é feita a moagem dos maltes, que vão para a panela onde são cozidos obedecendo uma seqüência de temperaturas e tempos para que se possa extrair os açúcares dos grãos que serão transformados em álcool durante a fermentação. Após o cozimento este líquido (mosto) é filtrado e levado para fervura. É durante a fervura que são adicionados os lúpulos que darão aroma e amargor à cerveja. Uma vez fervido por pelo menos uma hora este mosto é resfriado e o fermento é inoculado, ficando sob temperatura controlada por 7 a 10 dias onde ocorre a fermentação. Mais 10 dias para a maturação e 10 dias para a fermentação secundária na garrafa e a cerveja está pronta para ser bebida.

Nestes encontros, a troca de informações e de técnicas de produção são o ponto alto. Por tratar-se de uma arte culinária, cada cervejeiro tem seu modo de preparo e a troca de experiências ajuda na elaboração de um produto cada vez melhor. O primeiro encontro aconteceu em março deste ano em Dionísio Cerqueira/Barracão e o próximo está marcado para o mês de julho em Palmas.

Nenhum comentário:

 
.