segunda-feira, 29 de março de 2010

Brew Day na Cervejaria Colorado

Marcelo Carneiro, da Colorado e o cervejeiro Cristiam Rocha

Por Márcio Rossi

Ribeirão Preto é uma cidade cujo nome remete imediatamente à bebida que a fez famosa: o chope. Não é à toa, ali faz um calor danado e nada como um chopinho para refrescar. Quando a família de Marcelo Carneiro ali chegou, cheia de ideias para sua cervejaria artesanal, precisou enfrentar a descrença dos que evocavam a tradição centenária da indústria cervejeira na cidade. Ironicamente, a lendária Antárctica de Ribeirão Preto fechou suas portas e hoje a Cervejaria Colorado é a única fábrica de cerveja da cidade.

E foi nessa fábrica, fundada por cariocas em território paulista e localizada na rua Minas que aconteceu o Brew Day Colorado com participação das ACervAs Carioca, Paulista e Mineira. Enquanto a Colorado produzia uma de suas cervejas, cada ACervA elaborava uma receita em cozinhas de pequeno porte adquiridas e disponibilizadas pela Colorado para esse fim. Inédito no Brasil, o evento reuniu ainda cervejólogos, bier sommeliers, jornalistas especializados e muitos, muitos amigos da boa cerveja.

A festa começou na manhã de sábado. A ACervA mineira madrugou no local com o cervejeiro Cristiam Rocha(Profana-Juiz de Fora) batendo à porta já às 7:00 da manhã; ele chegara de longa viagem animadíssimo para colocar a mão na massa. Juntaram-se a ele na elaboração e produção Zé Augusto, Roberto Aquino (A Nossa - Itabira) e Álvaro Monteiro. A receita foi ajustada nos momentos finais pelo Cristiam e Zé Augusto conforme os materiais disponíveis: uma belíssima Imperial IPA. Enquanto isso a ACervA Paulista brassava uma cerveja de centeio e a Carioca uma Double Triple.

Microfones, filmadoras e fotográficas profissionais e amadoras trançavam de um lado para outro. Fabiana Arreguy e Marco Falcone gravaram depoimentos para o Pão&Cerveja da CBN BH. Maurício Beltramelli registrava tudo para o TV Brejas. Enquanto isso pipocavam flashs por todos os lados. Muito movimento, barulho e calor, este generosamente combatido por chopes e cervejas Colorado à vontade, além de garrafas e mais garrafas de produções artesanais que circulavam. Dentro dos escritórios um farto café da manhã cuidava de prover energia aos convidados. Nesse clima confraternizavam-se todos, ricas trocas de experiências ocorriam, e contatos preciosos e novas amizades eram feitas.

Durante a festa pudemos ver a Cervejaria em plena operação. A belíssima cozinha com tinas de cobre fumegava durante a brassagem. No piso inferior a engarrafadora cuspia garrafinhas de IPA que eram prontamente abertas e consumidas pela multidão ávida por abrir e consumir uma garrafa recém saída da linha de produção.

No meio da tarde a horda deslocou-se para outro prédio da Colorado onde funcionava depósito e loja. Lá erámos aguardados por um generoso churrasco regado a chopes Colorado, Falke e Bamberg, além de uma antiga pick up Chevrolet cheia de gelo e cervejas artesanais na caçamba. À vontade: era pegar, abrir e beber. E a turma bebeu. O ambiente era ainda animado por rock n' roll ao vivo proporcionado por uma dupla de guitarrista e baterista que improvisadamente alojados entre sacos de malte entoavam clássicos como Credence, Beatles e Stones.

O Cristiam era o explorador oficial da caçamba do Chevrolet. Cada hora ele aparecia com alguma coisa, a mais inusitada uma garrafa enorme de cerveja artesanal baiana chamada Karamuru. Uma festança. Os cervejeiros pareciam mesmo crianças no parque, se pudessem parariam o tempo e estariam lá até agora. Indescritível a emoção, a euforia de viver esse momento.

E novidades foram ventiladas no evento. Tudo indica que haverá outras versões do Brew Day. Além disso, Marco Falcone/Falke, Marcelo Carneiro/Colorado e Alexandre Bazzo/Bamberg estão costurando uma iniciativa conjunta inédita no mundo cervejeiro. Aguardemos!!

De tudo que pude ver, conhecer e aproveitar, destaco a pessoa do Marcelo Carneiro. Ele nos recebeu de portas escancaradas. Distribuiu sorrisos e atenção a todos o tempo inteiro. Dono de uma modéstia desconcertante, recusava o mérito do evento e repetia: são vocês quem fazem a festa. Um sujeito ímpar, despojado e generoso. Como ele, temos entre nós o Marco Falcone e no Brasil inteiro haverá poucos com essa disposição. Não basta a essa gente fazer e vender excelente cerveja. Eles precisam compartilhar o que aprenderam, incentivar outros e ajudar quem está começando. São pessoas assim que revolucionam a cerveja brasileira e deixarão seus nomes escritos na história dessa grande mudança.

2 comentários:

Armando Fontes disse...

Lamento demais nao ter ido nessa festa!
Realmente o pessoal de Ribeirao Preto é incrivel. Desde o casal maravilhoso Gabi e Marcelo do Biergarten e meu host-mor Zanello a toda a turma da Colorado em especial o Marcelo Carneiro.
Cara, eu e Daniel (DTC) temos uma divida eterna com essa galera nos dias q passamos ai no ano passado!

Que venham outros eventos assim!

Henrique Oliveira disse...

Um momento para lá de instigante e inesquecível. Impecável atendimento, com direito a lojinha da Colorado e muito mais!

Marco, quem sabe não acontece uma replica ala Falke Bier!

 
.