sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Industria Cervejeira

Fabricantes apostam em alta de 14% nos negócios


A indústria de bebidas em Minas Gerais prevê crescimento de 14% nos negócios em 2010 na comparação com o ano passado. Segundo o superintendente do Sindicato da Indústria de Cervejas e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindibebidas-MG), Cristiano Lamego, as projeções positivas decorrem do bom momento da economia brasileira, do aumento da temperatura e da realização da Copa do Mundo, que acontece em junho e julho, na África do Sul.De acordo com ele, ao contrário dos demais segmentos da indústria nacional, o setor de bebidas não foi afetado diretamente pela crise financeira internacional. Além disso, o reaquecimento econômico devolveu o poder de compra da população e isso interferiu nos negócios."Nos últimos cinco anos, temos apresentado crescimentos expressivos e isso está refletindo no desenvolvimento da economia de Minas, já que muitas empresas de fora estão se instalando no Estado, enquanto outras estão aumentando a capacidade de produção", disse.Ainda segundo Lamego, a expectativa do Sindibebidas-MG é que o desempenho do exercício passado - que ainda está sendo calculado - siga o mesmo ritmo de crescimento verificado em 2008, quando o setor registrou alta de 13,83% no faturamento. Conforme ele, este aumento foi beneficiado pela venda de cervejas, refrigerantes e sucos.O superintendente destacou ainda a elevação da produção de cervejas artesanais no Estado, que vem apresentando desempenho superior à média do setor. Produzidas em pequena escala, elas caíram no gosto do consumidor. Em virtude da demanda, as microcervejarias devem encerrar 2009 com receita 40% superior à registrada em 2008.A realização da Copa do Mundo na África também influenciará o crescimento do setor. Segundo Lamego, no período (junho e julho) - que geralmente é marcado por queda de 18% no faturamento, devido às baixas temperaturas - a procura por refrigerante e cervejas deverá se manter nos patamares dos meses anteriores, garantindo o resultado positivo do acumulado do ano.

No ano passado foram produzidos 14,3 bilhões de litros no país, 1,35% a mais do que no exercício anterior. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), o setor de bebidas foi um dos três segmentos que tiveram crescimento na produção industrial de 2009, apresentando alta de 5,1%, enquanto a média geral da indústria brasileira foi de -7,4% na mesma base de comparação. Dados da entidade indicam que a produção fechou o ano passado em de 14,3 bilhões de litros, 1,35% a mais do que em 2008.
Segundo o diretor-executivo da Abir, Paulo Mozart Gama e Silva, Minas é um dos estados que mais contribuíram para este incremento, já que representa o terceiro maior mercado para a indústria, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e de São Paulo, primeiro colocado. "A tendência para os próximos anos é de que o Estado contribua ainda mais, pois conta com uma economia bem estruturada e alto potencial para instalação de empresas", disse.Quanto às perspectivas para 2010, Silva acredita ser um pouco cedo para fazer projeções. No entanto, ressaltou que se a indústria manter a média de crescimento de 6% dos últimos exercícios, estará ótimo. "Este ano tem tudo para ser ainda melhor do que 2009. Além das temperaturas estarem mais altas, ainda contaremos com um evento esportivo mundial que estimulará o consumo de bebidas no país", ressaltou.
Fonte: Diário do Comercio, 5 de fevereiro de 2010. http://www.diariodocomercio.com.br/index.php?conteudoId=70948

Nenhum comentário:

 
.