quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

História




Bakûn Gondårh: As Origens da Festa Pagã de Belo Horizonte

O Bakûn Gondårh, também conhecido pelos seus fiéis seguidores como “O Ritual da Bacia” ou “Ritual da Cerveja na Bacia” no idioma Draghenviir, é um movimento cervejeiro criado no ano 2000 CC pelo Daniel Gontijo, produtor caseiro de cervejas artesanais da Smedgård.

Este movimento começou com seus amigos de escola, colegas de faculdade e camaradas dos lendários jogos de RPG dos anos 90. O objetivo era promover encontros para beber cerveja entre os camaradas, comer carne de porco, caçar fêmeas, celebrar a passagem das estações, comemorar vitórias e aniversários. Ganhou proporções maiores em festas particulares, formaturas, churrascos e cervejadas públicas da PUC a partir do ano 2002 CC, onde dezenas de pessoas compartilhavam entre elas uma grande bacia de cobre repleta de cerveja, gritavam palavras de fúria como se pertencessem a uma horda de bárbaros pagãos prestes a invadir um mosteiro medieval, promovendo a diversão de outras dezenas de pessoas presentes no local.

Não foi de se estranhar que esses urros de guerra com cunho barbárico chegaram aos prédios de engenharia da PUC e passaram a assustar todas as mulheres que ousassem passar pelo local. Todas se tornaram princesas e recebiam preciosos louvores dos loucos beberrões!

Entre umas e outras estações, alguns eventos chegaram a ter a distribuição de cerveja interrompida pelos bares devido ao nível entorpecente e de exaltação que grande parte dos participantes se encontravam. Outros eventos chegaram a ter ameaças de polícia na vizinhança dos bares devido ao horário noturno e à gritaria oriunda da festividade. Enfim, em qualquer situação, a festa era garantida e imortalizada com boas risadas e fotos!

Em meio a tantos casos divertidos e curiosos neste ritual que teve já tantas turmas participando, nenhum desses impasses impediu que o evento perdurasse e chegasse aos seus 10 invernos de atividade. Dezenas de litros de chopp e cerveja são consumidos em um período curtíssimo de tempo quando a horda de beberrões do Bakûn Gondårh chega ao evento. Em uma cervejada da PUC nos primeiros anos do evento, foi tamanha a voracidade dos participantes que a bacia que comportava pouco mais de 7 garrafas de cerveja ficou pequena perto das dúzias de garrafas consumidas por 10 pessoas em cerca de meia hora de baderna. Isso foi motivando várias pessoas ao redor a beberem também com os participantes e em questão de minutos, a festa estava tomada por pessoas gritando com copos, festejando e com a bacia de cerveja na mão. A festa virou euforia! A euforia virou insanidade!

A inspiração para a criação de tal evento nas Minas Gerais, Terra das Forjas e Fundições do Brasil, foi o resgate cultural das festividades sociais pagãs que aconteciam no norte da Europa em tempos Pré-Cristãos e que infelizmente com o passar dos séculos foram sucumbindo perante o domínio da cristandade nestas regiões.

Com muita sorte e dedicação das pessoas especiais que preservaram tais práticas, mesmo sob perseguição ferrenha da então poderosa instituição católica denominada Igreja ou Casa de Deus, nem tudo foi destruído e conseguiu-se obter diversos registros e histórias de tais eventos, os quais podem ser comprovados pelo conhecimento transcedental passado de pai para filho e em livros e poemas da antiguidade, como por exemplo as sagas islandesas de Snórri Storluson, poemas escáldicos e o mais famoso clássico da literatura anglo-saxônica, Beowulf.

Em norueguês antigo (norrønt) esse ritual era conhecido como Sumbl. Ao contrário do Bakûn Gondårh o Sumbl não promovia badernas nem gritarias por parte dos celebrantes. Ao modelo nórdico de ser, acredita-se que ele era um pouco mais comedido e formal. O principal motivo do Sumbl era prestar juramentos de honra, celebrar socialmente as vitórias, acomodar banquetes das famílias, acolher reuniões importantes e compartilhar cervejas e hidroméis entre os presentes.

O perfil do belohorizontino veio a calhar e seu trato para com os bares, com a cerveja e com a vida boêmia contribui para a criaçao da baderna no Bakûn Gondårh, que foi imortalizado por todos pelo grito de guerra “OOOOOEEEEE”, que curiosamente lembra e remete a palavra cerveja em noruguês i.e. øl (oel). Salvo em casos específicos na Escandinávia e nas terras da antiga Germânia, antes de algumas batalhas, guerreiros de outrora se embreagavam com cervejas psicotrópicas e hidroméis de ervas altamente alcóolicos antes das batalhas, pois assim eles somente parariam de rasgar seus inimigos com lâminas cegas se morressem e não sentiriam as dores das feridas de espadas, flechas e machados ao longo dos combates. Um brinde aos Berserkir e que descansem eternamente no Valhalla! Skøl!

Assim como as cervejas produzidas artesanalmente pela Smedgård desde o inverno de 2007 CC, o Bakûn Gondårh também contribui efetivamente para a preservação da cultura pagã e da prática de simples costumes entre as pessoas em um planeta que se encontra parcialmente dominado por valores judaico-cristãos e pelas práticas exacerbadas de consumo. O Ritual Bakûn Gondårh não suporta nenhuma ideologia nem traz mensagens antireligiosas, ao contrário que muitas pessoas desinformadas podem pensar. O propósito final é somente confraternizar entre pessoas que gostam de cerveja e preservar uma cultura especial que foi quase extinta da curta história de nossa existência.

Um cavalo para Odin! OOEE
Um bode para Thor! OOEE
Um javali para Frey! OOEE
Uma Smedgård para você!!! OOOOEEEE

Daniel Draghenvaard (Cervejaria Smedgård) convida os confrades da Acerva MG para comemorar 10 anos de Bakûn Gondårh!! Não perca!

Aprenda algumas das palavras proferidas em Draghenviir durante o Bakûn Gondårh: Clique no link abaixo e veja uma apresentação sobre paganismo feita na PUC na disciplina de Ciências da Religião:

Veja alguns vídeos sobre um dos Bakûn Gondårh que ocorreu em Março de 2008, ocasião na qual a Smedgård sagrou-se campeã do Festival de Cervejas Artesanais em MG:

http://www.youtube.com/watch?v=8XPXdV5ZjZs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=5QuGP7o1yLs&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=JCvmP4XQsEE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=6pkfOX29Nao&NR=1

Por: Daniel Gontijo
Cervejeiro - Smedgård Cervejaria
Þorri mánaðr ΔГ .¦. 31/01/2010 CC .¦. 23.’.Throndîrh.’.11758 HR

4 comentários:

Alencar disse...

SENSACIONAL!!!

Daniel disse...

Vamos organizar um !!!!
:-)
Hehehehe
O povo vai ficar doido...

Cecilia disse...

Tenho orgulho em dizer que já participei do movimento e participarei da comemoração dos 10 anos. E claro, parabéns a você por mater um ritual pagão, recheado de boas histórias, por tanto tempo!

mobbier2007 disse...

OEEEEEE, ja participei...aliás ja sangrei em um movimento desce, rs, depois de uma baciada de mobbier com os confrades patrus , daniel, lela , patricio e henrique digamos que a pressão caiupor alguns segundos fazendo com que acertasse a quina de uma mesa......

 
.