sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ACervA Goiana


AcervA Goiana: O Crescimento da Cultura Cervejeira no Brasil

A cultura é algo dividido em três pilares importantes: Uma dimensão simbólica que possui uma função humanizadora e educativa; uma dimensão cidadã que busca a coletividade e a política; e uma dimensão econômica que busca a produção e o mercado cultural. Esses três pilares, quando intercalados, solidificam projetos únicos, de pensamento em comum e de muita qualidade.

O trabalho cultural da AcervA Mineira, que naturalmente segue este linha de vertente, e com certeza é seguido pelas demais AcervAs no Brasil, tem por objetivo ensinar e transmitir a público que, por obrigação e natureza, devemos humanizar as pessoas que gostam de uma boa bebida, (no nosso caso a cerveja) de modo que os momentos felizes não se tornem violentos eou agressivos, mas não obstante prazeros e multiplicadores de outros momentos; temos a função de educar as pessoas a serem mais críticas ao ato de beber, sentindo aromas e sabores, degustando, conversando sobre o tema, presenteando amigos e até fabricando a própria cerveja; temos uma função de mostrar as boas práticas de coletividade e de política - "se beber não dirija", "vá de taxi", demonstrando as leis em vigor, etc.; e temos que promover uma função econômica e de mercado ao bom público por meio de eventos que contratem serviços e produtos, gerando renda e entertenimento.

A mescla destes objetivos é o que podemos entender como CULTURA CERVEJEIRA. Esse movimento leva a luz a nossa responsabilidade de sermos melhores, que hora assumimos, com muito prazer e louvor.

E é por meio desta concepção que mais um movimento surge no Brasil. Citamos neste momento a ACervA Goiana! Por meio da notícia transmitida pelos nossos amigos da ACervA Paulista, os goianos já formaram o seu grupo e agora encontram-se em fase de organização. Atualmente esta entidade já possui uma Diretoria e atende pelo e-mail acervagoiana@gmail.com.

Desejamos a AcervA Goiana e as seus diretores os nossos votos de felicidades, sucesso e compromisso com a cultura cervejeira com muita ética e ponderação. Sejam bem-vindos e estamos disponíveis para ajudá-los no que for necessário para o desenvolvimento de suas atividades. Como diz uma emissora de TV dos Goianos: " O Estado de Goiás mostra o que tem de melhor"!

Um Brinde!

Henrique Oliveira
Presidência
AcervA Mineira.

3 comentários:

APPedrosa disse...

Boa tarde, meu nome é Ana Paula Pedrosa, sou repórter do jornal O Tempo, e estou fazendo uma matéria sobre o mercado de cervejas especiais/artesanais em Minas Gerais. Gostaria de falar com vocês, se possível, hoje (quarta) ou amanhã (quinta). Pode ser por telefone.
Meus contatos: (31) 2101-3928/29 ou anapaula@otempo.com.br

Acerva Goiana disse...

A diretoria da Acerva Goiana agradeçe o apoio prestado pelas Acervas, em especial a Acerva Mineira, que nos recebeu de braços abertos. Nosso trabalho será realizado com ética, determinação e ponderação sim, pois apesar de ser um prazer, vamos trabalhar no sentido de divulgar a cultura cervejeira artesanal em nosso estado, respeitando o belo trabalho já realizado pelas outras acervas no restante do País. Neste momento necessitamos de toda ajuda possível, por isso desde já, agradeçemos o apoio. Esperamos participar dos eventos o mais rápido possível para que essa parceria se concretize com um saudoso brinde. Acerva Goiana.

Armando Fontes disse...

GO-MG somos AcervA do Cerrado!

 
.