quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

III Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn

Pelo terceiro ano consecutivo, a cervejaria Eisenbahn apresenta o Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que elege, anualmente, as melhores cervejas produzidas por cervejeiros caseiros. As inscrições começaram em 30 de novembro de 2009 e seguem até 15 de março de 2010. O julgamento será realizado no dia 20 de março por uma equipe de profissionais e convidados ligados a área cervejeira.

Para essa Edição o Concurso escolherá a melhor cerveja produzida no estilo Belgian Dubbel.

“O Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn já é tradição entre os cervejeiros, e para nós, é fundamental disseminar a cultura da cerveja artesanal no Brasil. O consumidor brasileiro está aperfeiçoando seu paladar quando falamos de cerveja. Até pouco tempo, só se conhecia o tipo pilsen, hoje sabemos que existem centenas de estilos. O Concurso oferece uma grande oportunidade aos cervejeiros caseiros de apresentar as suas criações e ter a possibilidade de produzi-las numa grande indústria.”
diz Luiz Claudio Taya, diretor de marketing do Grupo Schincariol.

Assim como nas demais edições, também serão contemplados os ganhadores do 2º e 3º lugar com cinco e duas caixas de Eisenbahn, respectivamente.

Em 2007, o Concurso premiou o cervejeiro caseiro carioca Leonardo Botto com a sua Dama do Lago, em 2008, foi a vez do catarinense Ivan Steinbach com a sua Joinville Porter levar o prêmio.


CONCURSO RECREATIVO E CULTURAL MESTRE CERVEJEIRO


Parte I – Como entrar no concurso recreativo e cultural?

1 – Como participar:

1. Inscrições pelo site www.eisenbahn.com.br/concursomestrecervejeiro. Siga as instruções na tela para fazer sua inscrição eletronicamente.

2. Após fazer a inscrição completa eletronicamente, os participantes receberão um e-mail com instruções detalhadas para onde enviar as cervejas e a forma de identificação das garrafas, assim como um formulário de preenchimento com informações sobre a cerveja.

3. Dobre e prenda com uma borrachinha o formulário de entrada ao redor das garrafas. Cole em cada garrafa um adesivo (modelo a ser enviado com o e-mail de confirmação de inscrição) com os códigos da cerveja. Sua inscrição será desqualificada se vier com cola ou com fita para prender os formulários nas garrafas.

4. Embrulhe suas garrafas cuidadosamente. Procuraremos entrar em contato caso haja algum problema de quebra ou vazamento de cerveja. Mas não nos responsabilizaremos por amostras quebradas e a cerveja poderá ser desclassificada.

5. Envie as suas amostras para o endereço apropriado conforme informado no e-mail de confirmação. Cervejas enviadas para o endereço errado serão desqualificadas. Pacotes enviados com postagem a cobrar serão devolvidos para o remetente.

6. É de total responsabilidade do participante a remessa do material.

2 – Que estilos serão avaliados?

Serão avaliadas e julgadas apenas as cervejas que seguirem o estilo BELGIAN DUBBEL, cuja definição é:

- Belgian Dubbels são cervejas Ale de corpo médio e coloração que varia do avermelhado ao marrom escuro. É uma cerveja com sabor adocicado de malte, amargor médio a baixo e aroma de caramelo e notas de chocolate. Um leve aroma de lúpulo também é aceitável. Não deve conter diacetil, porém ésteres frutados (especialmente de banana) produzidos pela levedura são apreciados se em pequena quantidade. Sua espuma deve ser densa, cremosa e persistente. Turbidez é aceitável quando o produto for servido em temperaturas muito baixas. Em garrafas armazenadas por mais tempo, turbidez e sabor de levedura podem aparecer.

Extrato original:
1.060 - 1.075 (14.7-18.2º Plato)

Extrato aparente:
1.012 - 1.016 (3-4º Plato)

Álcool por peso (volume):

5,0-6,0% (6,25-7,5%)

Amargor:
20-30 IBU

Cor SRM:
16–36 (32-72 EBC)

3 – Em que embalagem a cerveja deve ser enviada?

As cervejas devem ser enviadas em garrafas, sem nenhum rótulo ou marca, seja na garrafa ou na tampa. O volume de cerveja a ser enviado para julgamento é de 2 litros. A cerveja pode ser enviada também em outras embalagens, desde que acompanhadas de equipamento necessário para extração da cerveja.

4 – Qual o valor da inscrição?
Não há taxa de inscrição para essa competição.

5 – Qual o prazo final para a inscrição?

As inscrições, via site, devem ser realizadas até o dia 09/01/10.

6 – Qual o prazo para envio das cervejas?
As cervejas devem chegar ao local indicado até 5 dias antes do julgamento. Enviar 2 litros da cerveja.

7 – Quem pode participar?

a) Participantes maiores de 18 anos.

b) As cervejas competidoras não podem ser produzidas por cervejarias estabelecidas. Apenas cervejeiros caseiros, sem razão social ou negócio de comercialização de suas cervejas, poderão participar com cervejas de sua autoria. Cervejas caseiras, à venda em qualquer espécie de negócio de comercialização, como bares, restaurantes ou lojas, não poderão participar.

c) Funcionários do grupo Schincariol não poderão participar.

d) A Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn), se reserva do direito de cassar o prêmio e cancelar o concurso caso as regras acima citadas não sejam cumpridas.

e) A Sudbrack poderá, a seu critério, desclassificar quaisquer participantes caso haja indícios de fraude ou de atos de pirataria (violação de direitos autorais, de propriedade intelectual ou industrial de terceiros).

8 – Há limite de inscrição de cervejas?

1. Apenas uma cerveja por competidor pode ser inscrita.
2. Cervejas caseiras significam caseiras. Sua cerveja não pode ser fabricada em cervejarias que fabricam cervejas para fins comerciais, mesmo para bares ou qualquer outro estabelecimento.
3. Você tem que informar o nome de todo e qualquer indivíduo que ajudou no desenvolvimento da receita ou no processo de fabricação (co-cervejeiro), no seu formulário de inscrição. Estando listado como co-cervejeiro não exclui alguém de enviar a sua própria inscrição.
4. Se a sua cerveja caseira for selecionada como campeã, você e seu ajudante deverão assinar toda e qualquer patente e regras de propriedade intelectual na sua bebida para a Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn), se solicitado.

Parte II – Instruções para completar seu formulário de inscrição

Seção A do formulário: Informações da bebida

Por favor, digite ou escreva de forma legível. No item 1, preencha o nome do responsável pela produção e formulação. No item 2 preencha com nome completo todos os outros cervejeiros que participaram da inscrição da cerveja. Nos itens 3 ao 10, preencha as informações de contato para aonde os resultados do concurso podem ser enviados.

9) Coloque o nome que você dará a sua cerveja.

10) Circule os ingredientes usados na sua receita; apenas extrato de malte, extrato de malte e grãos ou apenas grãos.

11) Faça uma breve descrição da sua cerveja (ingredientes especiais, características, estilos, ou qualquer outra informação relevante)

Informações importantes:

1. GERAL

Essa competição é aberta para cervejeiros não-profissionais que residem no Brasil somente. Você deve ter 18 anos ou mais para participar.

A Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn) reserva-se o direito de alterar estas regras a fim de, ao seu critério, manter uma adequada administração do Concurso.

Os participantes do Concurso Recreativo e Cultural, incluindo os vencedores, assumem total e exclusiva responsabilidade e respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros, que se sintam prejudicados pela sua participação no concurso e pela licença dos direitos de autor, estando esses direitos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições, comprometendo-se os participantes a manterem a Sudbrack indene e a salvo de quaisquer responsabilidades.

2. RECOMPENSAS E PRÊMIOS

1) O vencedor do concurso recreativo e cultural ganhará a produção de um lote de 3000 litros da cerveja com a sua assinatura no rótulo, sendo que desses 3.000 litros terá direito a 30 caixas da cerveja, com 6 garrafas cada. Ganhará também uma viagem para Blumenau para acompanhar a produção do primeiro mosto. O segundo colocado ganhará 5 caixas de cervejas Eisenbahn (com exceção da Eisenbahn Lust). O terceiro colocado ganhará 2 caixas de cervejas Eisenbahn (com exceção da Eisenbahn Lust). A Cervejaria Sudbrack (Eisenbahn) pagará as despesas de viagem para o vencedor. Despesas de viagem incluem acomodações e refeições para 1 (um) pernoite. Todos os custos e despesas não incluídas acima serão de responsabilidade do vencedor.

2) O Grande Vencedor terá sua cerveja produzida e engarrafada pela Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn).

3) A Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn) reproduzirá a receita, o mais fiel possível à receita original, numa escala profissional com a ajuda do cervejeiro caseiro. Se você for o Grande Campeão do Concurso, você concordará em revelar sua receita completa à Cervejaria Sudbrack Ltda., e em conceder todos os direitos comerciais e autorais da sua cerveja. Entrando no concurso, você dará permissão para a Cervejaria Sudbrack Ltda. (Eisenbahn) e suas agências de propaganda e assessorias de imprensa, usarem seu nome, sua imagem, assinatura, voz, gravações de áudio e vídeo e informações biográficas em qualquer comunicação da empresa, em qualquer lugar do mundo, com o propósito de publicidade e comércio, sem nenhuma compensação de qualquer forma, apenas para assuntos referentes ao concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. A Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn) pode cancelar todo o processo de premiação caso constate que o vencedor tem tido uma conduta prejudicial ao Concurso.

4) Os vencedores serão exclusivos responsáveis pela obtenção de todos os documentos e autorizações necessários para o uso dos direitos sobre a fórmula, seus derivativos e derivados.

5) A decisão final sobre a escolha dos premiados é inquestionável e irrecorrível.

6) os prêmios são individuais, intransferíveis e não poderão ser convertidos em dinheiro.

3. JULGAMENTO

1. O julgamento será feito em 20/03/10.

2. Diversos profissionais ligados a área cervejeira serão convidados a compor o júri. Esses profissionais poderão ser jornalistas, mestres cervejeiros, importadores, comerciantes de cervejas, entre outros, escolhidos exclusivamente pela Cervejaria Sudbrack Ltda.

3. Todas as decisões dos juizes e da Cervejaria Sudbrack Ltda (Eisenbahn) serão definitivas. Os Grandes Campeões serão notificados formalmente e premiados durante evento a ser realizado na cidade de São Paulo.

4. Todas as cervejas serão avaliadas em degustação às cegas. Nenhum juiz terá acesso às informações referentes ao autor da cerveja.

5. A Sudbrack poderá alterar as datas previstas por motivo de força maior, tendo de comunicar através de seu site as alterações aos participantes.

As dúvidas não previstas nesse regulamento serão julgadas pela comissão organizadora, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

A participação neste concurso implica na aceitação e total concordância com as regras dispostas no presente regulamento.

Se depois de ler o regulamento, bem como as regras completas e as regulamentações do pacote, ainda tiver perguntas sobre a competição, por favor, escreva para: concursocervejeiro@eisenbahn.com.br.

Nenhum comentário:

 
.