sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Muitos chopes quando setembro vier


Por Augusto Franco

Duas choperias artesanais - uma carioca e uma mineira - começam uma saudável batalha pela clientela de BH em setembro.

O Bar da Devassa, produtora artesanal carioca de chope e cerveja, abre suas portas no dia 14 de setembro, na Av. Getúlio Vargas, esquina com Professor Morais, em uma casinha quase toda aberta, com vidros de alto a baixo e um mezanino em madeira. A 100 metros dali, a Krug Bier, que até o dia 12 de junho funcionava no Belvedere, abre uma de suas duas novas unidades programadas para funcionar praticamente juntas. Uma delas, estilo lounge, mais moderninha, fica na R. Cláudio Manuel, 583, esquina com Afonso Pena, em imóvel pequeno, tombado pelo patrimônio histórico, com um quintal triangular atualmente quase todo tomado por um bougainvile e grades de metal trabalhado. A outra Krug, com mais cara de restaurante, vai funcionar na Rua Levindo Lopes, 172, no São Pedro.

Mesmo antes de abertas as torneiras de chope, a briga promete. O trunfo da Devassa, além de ser novidade em Minas, é o chope nitrogenado desenvolvidos pelos mestres cervejeiros da marca. O gás incorporado à receita faz com que a espuma ganhe textura cremosa até o último gole. Em BH, até hoje, só o chope Guinness, servido no Haus München oferece esse prazer. O chope Devassa será servido desde o primeiro dia nas suas versões Loura (pilsen), Ruiva (pale ale), Negra (dark ale, com leve toque de café e chocolate), Índia (pale ale com 6% de teor alcoólico) e Mulata (mistura de Loura, Ruiva e Negra). Os preços variam de R$ 2,70 (220 ml) a R$ 6 (mulata 500 ml).

No Krug, a boa será o chope feito aqui pertinho, no bairro Jardim Canadá em Nova Lima. É pra lá que a fábrica foi transferida quando a marca começou a produzir, além do chope, também sua cerveja Áustria. Curiosamente, o casarão revestido de madeira e dividido por um mezanino, de onde era possível ver os tonéis onde o chope Krug era fabricado logo que começou a funcionar, uma década atrás, foi transformado em uma academia de ginástica. As choperias da marca vão oferecer os chopes Cristal, Krug (mais opaco, feito com trigo), Amber (pale ale) e Golden Ale (mais avermelhada). Os preços ainda não foram divulgados.

Engrossando as fileiras das novas choperias em BH, a Exclusivo, que abriu suas portas no último dia 5 e também serve chope da Krug, entra na briga. Instalada na Av. do Contorno, 8.863, no Gutierrez, bem perto do cruzamento com Avenida Amazonas, a casa contratou os chefs Jadir Faria (ex-Hilton Internacional de Belém e São Paulo) e José de Brito (que já atuou no italiano Sarracino, na Boite Lapogè e no Hotel Royal Savassi) para elaborar a carta de tira-gostos. O resultado são tábuas fartas, como a porção mista que ilustra esta página, e o filé de salmão grelhado com molho de alcaparras. Que vai muito bem com chope, seja qual for a marca.

FONTE: Jornal Hoje em Dia.

Nenhum comentário:

 
.