segunda-feira, 16 de março de 2009

Reunião de Análise Sensorial de Cervejas na Falke Bier

Capitaneados pelo ótimo Homebrewer Alfredo Figueiredo, da VM Beer, fizemos a inauguração técnica do Espaço de Degustação e Análise Sensorial de Cervejas, "Hilma e Julio Falcone", recém construído na Falke Bier. O evento foi no último sábado, dia 14 de março de 2009.

O encontro teve o objetivo do treinamento sensorial dos participantes (Alfredo e César- VM Beer, Cristian - Profana, Henrique - Presidente da Acerva Mineira, Alencar - Küd Bier e Frei Tuck, Ronildo e Alan - Krug Bier, Cilas e Marco Antonio - Trovense, Cristiano Lemos, Daniele Luiz Henrique e Marco Falcone - Falke Bier. No apoio, a Arenise, esposa do César, e o Jailson, Auxiliar de Produção da Falke Bier. Registre-se também a presença da Gláucia, esposa do Cristian).

As degustações foram realizadas com o kit The Enthusiast, da Flavor Activ. Este kit simula os 8 defeitos principais especialmente para os homebrewers. Cada defeito tem uma combinação de off-flavors e foi desenvolvido conjuntamente por associações de cervejeiros tal como a American Homebrewers Association. Foram 2 anos de trabalho para chegarem ao kit.

A degustação consiste em misturar o conteúdo das cápsulas do Kit em uma cerveja considerada neutra, usando uma jarra. Depois, é servida em taças e comparadas a uma amostra padrão, sem adição do off-flavor. Na primeira rodada as amostras tem maior concentração. Na segunda, menor.

Ressalte-se também a ótima tradução dos 8 off-flavors pelo Alfredo, além da brilhante condução do curso, e o teste cego com uma "provinha", feita ao final.

Água fresca e pão (ótimos pães de malte, fabricados por Alfredo e Arenise) ajudam na função de lavagem das papilas gustativas.

Há que ressaltar ainda á ótima contribuição que os cursos ministrados pela Mestre Cervejeira Cilene Saorin tiveram para esta iniciação, já que a introdução nesta ciência foi transmitido por ela.

















Nenhum comentário:

 
.