terça-feira, 3 de maio de 2011

Panorama da Cerveja Artesanal na Italia


É, aqui eles já estão bem na nossa frente. Por diversos fatores, a cerveja artesanal italiana cresce num ritmo animador e consistente, e já começa a ganhar o mundo.

Por ser um país de tradição de vinhos, o movimento cervejeiro artesanal italiano começou do zero, como no Brasil.

As primeiras corajosas iniciativas surgiram nos anos 80, duas ou três cervejarias esparsas pelo país, mas que plantaram a semente. A segunda onda veio no meio dos anos 90, quando já pode se falar de um movimento que começava a nascer. A maioria no norte, como a cervejaria Baladin, no Piemonte, que se destacou e foi quem liderou esse movimento nos últimos anos. Foi a Baladin a primeira a entrar pesado nos restaurantes, encontrando um espaço no cárdapio que era restrito aos vinhos. Isso foi possível porque eles foram entre os primeiros a apostarem numa originalidade da cerveja italiana.

Essa originalidade é o que marca a cerveja artesanal aqui: tantas tradições culturais, culinárias e variedade de ingredientes num pequeno território tinham tudo para serem aplicadas na produção de cerveja. Cada região tem orgulho de usar seus próprios ingredientes em seus pratos, e agora via-se a possibilidade de também usá-los nas cervejas.

Essa é uma parte do Artigo do Tiago Falcone. Leia na integra Aqui no Blog Parágrafo 11

Nenhum comentário:

 
.