terça-feira, 15 de março de 2011

Cervejaria Modelo


Cervejaria mexicana Modelo quer manter tudo em família
David Kesmodel
The Wall Street Journal

Em meio à rápida consolidação da indústria cervejeira mundial, o diretor-presidente da Grupo Modelo SAB, Carlos Fernández, tenta manter a empresa em família.

A Modelo — que tem marcas como Corona Extra, a cerveja importada mais vendida nos Estados Unidos, e Modelo Especial — integra o grupo cada vez menor de dinastias que controlam cervejarias. A empresa de capital aberto, fundada em 1925, assistiu ano passado à concorrente, a também familiar Femsa Cerveza, ser abocanhada pela Heineken NV.

Os analistas preveem que os acionistas que controlam a cervejaria mexicana vão enfrentar pressão crescente nos próximos anos para vender suas participações à Anheuser-Busch InBev NV. (Quando a InBev NV comprou a Anheuser-Busch Cos., em 2008, ela herdou a fatia não controladora de 50,2% na Modelo.)

Depois de sobreviver à lenta recuperação da economia mexicana e a um forte declínio da indústria cervejeira americana, a presente estratégia da Modelo inclui lançar novos produtos nos EUA, defender agressivamente a liderança no mercado mexicano, onde tem cerca de 55% das vendas em volume, e buscar oportunidades de expansão no exterior.

Fernández, 44 anos, sobrinho-neto de um dos fundadores da empresa, é fanático por futebol (a Modelo administra o Santos Laguna, de Torreón) e tem cinco filhos. Ele falou recentemente ao Wall Street Journal no escritório americano da cervejaria, em Chicago, sobre a economia mexicana, o relacionamento da Modelo com a AB InBev e sobre sua cerveja favorita.

Veja detalhes da entrevista e fonte em http://online.wsj.com/article/SB130006207678294213.htm
Foto: site modelo http://www.gmodelo.com.mx

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