sexta-feira, 4 de março de 2011

Brooklyn

Ampliação da Brooklyn Brewery

No dia 14 de Fevereiro foi inaugurada a ampliação da Brooklyn Brewery. A expansão permitirá o aumento da produção de 12.000 barris por ano para 120.000 barris por ano. Um aumento de 1000%, haja sede! Isto possibilitará o aumento da produção das cervejas “especiais” como a Local 1 e Local 2, e de cervejas experimentais.

Outra vantagem será a possibilidade de tours da cervejaria sete dias por semana (hoje isso só é possível nos finais de semana). O equipamento foi importado da Alemanha e tiveram que abrir uma das paredes para entrar com tudo no armazem. A cervejaria estava bastante cheia, havia muita gente querendo conhecer o espaço novo.


Aqui começa a mágica –o caldeirão fica ao fundo à esquerda. O “funil” em cima armazena a cevada e outros grãos que são usados na criação do “mash” que é o “suco de cevada” que serve de matéria prima para o levedo. Depois que o “mash” fica pronto o líquido doçe e morno é transportado para um fermentador, o levedo é adicionado, e começa a transformação do açucar em álcool. Este processo normalmente demora de 6 a 8 semanas, dependendo do tipo de cerveja. Cervejas mais fortes tipicamente demoram mais pois existe mais açucar a ser processado mas existem outros fatores que determinam o tempo de fermentação.


O produto final!

Neste caso é uma “Brooklyn Main Engine Start” que foi a primeira cerveja fabricada no equipamento novo e criada para comemorar a inauguração. É uma Belga Enkel, ou “single” (em comparação com uma Dubbel ou uma Tripel). A cerveja é inconfundivelmente Belga, com aroma “floral” e muito saborosa. O fato de ser apenas 6% de álcool só ajuda, pois pode-se beber mais!

Se você estiver planejando uma visita a New York vale a pena dar uma passada para conhecer a cervejaria. É possível ir de metrô e existe um bar dentro da propria onde se pode provar várias das suas cervejas, inclusive lançamentos raros e novidades.

Foto: Fabio Freire

Nenhum comentário:

 
.