sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cerveja Falada

DVD do curta “Cerveja Falada” terá pré-lançamento em Curitiba
Curta metragem sobre Rupprecht Loeffler e Cervejaria Canoinhense está com DVD pronto e o lançamento acontecerá ainda em fevereiro em Canoinhas e Florianópolis

O DVD do curta metragem “Cerveja Falada” terá seu pré-lançamento no próximo domingo, dia 13 de fevereiro, em Curitiba/Paraná, durante o II Beer Day. O evento acontece no estacionamento do Shopping Hauer, que fica na rua Comendador Araújo, n 871, - Bairro Batel, a partir das 10 horas. O lançamento do DVD acontecerá ainda no mês de fevereiro nas cidades de Canoinhas e Florianópolis.

O documentário, o curta-metragem “Cerveja Falada”, sobre Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense, foi premiado no edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura de 2008. Em festivais foi selecionado no Faial Filmes Fest 2010 – Festival de Curtas das Ilhas (Azores Short Film Festival), exibido no projeto CURTA CINEMATECA ESPECIAL, da Cinemateca Brasileira e selecionado para o 17º Vitória Cine Vídeo. A produção é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas, com direção de Demétrio Panarotto, Luiz Henrique Cudo e Guto Lima.

Rupprecht Loeffler é filho de imigrantes alemães que desembarcaram em Santa Catarina no final do século XIX e que, como muitos outros imigrantes, trouxeram na bagagem a paixão germânica pela produção de cerveja e construíram parte da identidade cultural destes povos e cidades com suas cervejarias. A cervejaria Canoinhense, fundada em 1908 e passada de pai para filho, é a única no Brasil que conseguiu manter as suas características originais e atividades até os dias de hoje. Mantêm a forma de produção cervejeira de um passado distante nos moldes das cervejarias alemãs do século XIX, como se tivesse parado no tempo. Uma prova ainda viva de técnicas que foram se tornando obsoletas diante das facilidades da vida moderna, métodos e tipos de vida que parecem não ter mais espaço no dia-a-dia conturbado das grandes cidades.

O documentário, com 15 minutos de duração, é apenas um aperitivo desta história, e ao mesmo tempo um convite para que as pessoas conheçam um pouco mais do legado da cervejaria Canoinhense, de seu Loeffler e de sua vida devotada a paixão pelo trabalho e a manutenção de uma tradição familiar.

Os extras do DVD:

O documentário curta metragem “Cerveja Falada” tem legendas em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Os extras do DVD estão completos e cheios de conteúdos exclusivos.

- Histórias da Cerveja em Santa Catarina, documentário produzido em 2008 pela Exato Segundo Produções Artísticas, exibido em rede aberta de televisão e do qual surgiu a ideia de realizar um documentário exclusivamente sobre Rupprecht Loeffler e a Cervejaria Canoinhense;

- Conhecendo a Cervejaria, um passeio pela cervejaria Canoinhense mostrando detalhes e diversos objetos que compõem atmosfera do local, dentre eles animais que o irmão de Rupprecht Loeffler, taxidermista, empalhou;

- Fórmula da Cerveja, Rupprecht Loeffler explica o processo de fabricação de cada cerveja que a Canoinhense produz: Jahu, Nó de Pinho, Mocinha e Canoinhense Malzebier;

- Versão Comentada, os diretores falam do processo de realização do documentário, impressões pessoais da Cervejaria Canoinhense e da cidade de Canoinhas, além de outras histórias curiosas que ouviram de Rupprecht Loeffler; (...)

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=JuQNi-BQROs
Link para o teaser: http://www.youtube.com/watch?v=AWxUGQEqRA0

SITE OFICIAL: www.exatosegundo.com.br
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Guto Lima (48) 9989-4215
Imagens:http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3028287.xml&template=4187.dwt&edition=15436§ion=1205

2 comentários:

Rinaldo Mori disse...

Infelizmente o sr. Rupprecht Loeffler faleceu no dia 27 de fevereiro, mas com certeza deixou um legado importante e que está sendo merecidamente homenageado por este DVD.

Henrique Oliveira disse...

Grato pelo cometário Rinaldo. Realmente Rupprecht finaliza uma a parte mais antiga da "escola" cervejeira remanescente no Brasil no início de 1900.

 
.