quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Micro cervejarias


Renda e importadas ajudam mercado de microcervejarias
por Lílian Cunha - SP

O aumento da renda da populção e maior presença de cervejas importadas estimulam o crescimento do mercado das micro cervejarias, cujo número estimado em 100, equivalendo 0,5% das vendas nacionais.

Há pouco mais de dez anos "o consumidor não conhecia outros tipos de cerveja e me chamavam de maluco", diz Marcelo Carneiro Rocha, fundador da Colorado, criada há 13 anos e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. "Achavam que a gente ia vender a mesma cerveja que a Ambev, a Schincariol e a Petrópolis vendem" diz Alexandre Bazzo, criador da Cervejaria Bamberg, fundada em 2005, na cidade paulista de Votoratim.

Hojé há mais consumidores procurando novas cervejas e o mercado das "loiras geladas" artesanais cresce a passos largos. Calcula-se que cerva de 100 micro cervejarias artesanais existentes no País já produziram, em volume, o equivalente a 0,5% do mercado, que em 2009 somou 112 milhões de hectolitros. Para 2010, estima-se um total de 126 milhões de hectolitros.

"Nos três ultimos anos, nossas vendas cresceram em volume de 29% a 30% ao ano", diz Bazzo, da Bamberg, cujas "long necks" custam entre R$7 a R$ 9 em bares e restaurantes no interior da capital. O negócio deslanchou, segundo ele, ao ganhar prêmios internacionais, como a medalha de prata na competição "European Beer Star" (uma das maiores do setor), em 2009 e duas medalhas de ouro no "Mondial de La Biére", o campeonato mundial de cervejas na França. Hoje, a Bamberg produz até 50 mil litros de cervejas por mês.

(...) O setor criou uma autoregulamentação para definir o que são micro cervejarias artesanais: a produção não pode exceder 500 mil litros ao mês e a cerveja precisa ser no mínimo 80% malte puro (as comuns têm em média 30%).

Essa definição era, até novembro, algo informal, adotada pelos próprios microcervejeiros. Mas no final de 2009, o governo de Santa Catarina criou um regime tributário especial, para incentivar a atividade. Cortou a alíquota do ICMS de 25% para 12%. Para enquadrar as empresas beneficiadas, a Lei 367/09 do governo catarinense definiu que microcervejarias artesanais são aquelas com produção anual de até 3 milhões de litros e cujo chope ou cerveja artesanal tenha no mínimo 80% de cereais malteados ou extrato de malte

Mais detalhes e fonte: Jornal Valor Econômico, 25.01.2010, página B7, Caderno Tendências & Consumo
http://www.valoronline.com.br/impresso/agromalte/61391/373251/renda-e-importadas-ajudam-mercado-de-microcervejarias
Foto:Luís Ushirobira/Valor

Um comentário:

Cerveja Artesanal disse...

Gostaria de me associar a Acerva, vocês podem informar como devo proceder?

Abraços
Diego

 
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