sábado, 15 de janeiro de 2011

Cerveja



Bebida da Estação

Chope ganha notoriedade no verão e com uma variedade de cores, aromas e sabores atende a todos os gostos.
por Wanessa Viegas


Fim de tarde, sol e um chope bem gelado parecem uma combinação perfeita. O brasileiro está acostumado, seja no happy hour ou em qualquer outro momento, beber um chope bastante geladinho. Mas o ideal é tomá-lo a 3 ou 4 graus Celsius. "Isso por que o chope muito gelado, ao tocar língua do cliente acaba tirando um pouco o paladar" relata Marcelle Santana, sócio-proprietária do Devassa de Belo Horizonte.

Por isso, além da temperatura, o chope é cremoso, com espuma. Ela é essencial para manter o gás e proteger a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar. Além disso, a espuma auxilia na preservação da temperatura da bebida, não deixando que o chope esquente rapidamente.

Lei da pureza

A Lei chamada Reinheitsgebot estipula que a bebida só pode ser fabricada com água, malte (cevada e trigo) e lúpulo. Subentende-se, também, o uso da levedura para a fermentação. "Por isso o chope é cru, sem pasteurização e, como consequência, a validade dele é menor do que a cerveja" explica a sócio-proprietária, Marcelle.

Para garantir uma maior estabilidade à bebida, Marcelo Bruzzi, diretor presidente da Krug Bier, releta que o processo de fabricação leva, exatamente, três semanas. "Além disso, nossas matérias-primas são importadas e, ainda, rigorosamente selecionadas", conclui o diretor.

Fonte: Jornal da Pampulha 15 a 21 de janeiro de 2011, página 15.

Nenhum comentário:

 
.