domingo, 12 de dezembro de 2010

Indústria Cervejeira


Cade aprova acordo que permite à Ambev usar fábrica da Cerpa

BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, ontem, um acordo entre a Cerpasa, dona da Cerpa, e a Ambev, a maior fabricante de cervejas do país. O negócio prevê o uso pela Ambev de uma fábrica da Cerpa, no Pará. Apesar de o acordo ser simples e muito comum entre empresas do setor de bebidas, houve queixas da Schincariol e da Kaiser contra a Ambev.

A Schincariol pediu que vetasse o negócio, dizendo que a operação "faz parte da estratégia da Ambev de dominar o mercado de cervejas" e que "a Cerpa não deverá mais existir como empresa independente, após o contrato". A Kaiser alegou que a Cerpa não será mais rival da Ambev.

" De fato, ouve o argumento de que haveria a eliminação da marca Cerpa" disse o relator do processo, conselheiro Carlos Ragazzo. Mas, a análise do contrato entre a Ambev e a Cerpa o fez concluir que o negócio é a favor da concorrência no setor. "A operação envolve tão somente a utilização de capacidade ociosa" disse Ragazzo. Segundo ele, a Cerpa vai manter a sua estrutura e terá melhores condições de continuar como empresa competitiva no mercado. Com o contrato com a Ambev, a Cerpa terá melhores condições de investir em seus produtos.

Mais detalhes em http://www.valoronline.com.br/online/ambev/4052/350529/cade-aprova-acordo-que-permite-a-ambev-usar-fabrica-da-cerpa
Fonte: Valor Econômico, seção empresas, página B4.
 
.