quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Terra Notícias


Zimbábue: venda de cerveja cresce e alerta autoridades de saúde
09 de setembro de 2010 • 17h15 • atualizado às 18h00

O repentino aumento do consumo de bebidas alcoólicas colocou em alerta as autoridades sanitárias do Zimbábue para o aumento de doenças relacionadas derivados dele, informa a agência AP. Apesar do estado de miséria do país, onde um quarto da população necessita de ajuda alimentar, as vendas de cerveja aumentaram 50% em um ano.

Segundo a AP, uma das principais preocupações das autoridades é o aumento de doenças ligadas ao consumo de bebidas caseiras ilegais com alto grau alcoólico, feitas a partir de batata, produtos químicos, raízes vegetais e açúcar.

"Você não pode fazer planos futuros, não muito além de alguns dias de cada vez. Então, porque não tomar uma cerveja?", diz Stanley Chida, dono de duas discotecas no centro de Harare, a capital do país. Ele ainda afirma que os zimbabuanos preferem beber em casa do que em bares. "Não há muito dinheiro circulando. É mais barato comprar um fardo de seis cervejas e levar para a casa para fugir dos seus problemas. É isso que está acontecendo", afirmou.

O comércio do Zimbábue, que estava em crise devido à inflação recorde que dizimou a economia do país, se recuperou após o governo abandonar a moeda local e adotar o dólar americano no início de 2009. Antes disso, as prateleiras das lojas possuíam apenas produtos básicos. A falta de bebidas havia provocado até o fechamento de bares.

Desde o ano passado, a Delta Corp, maior cervejaria local, registrou um aumento de 50% em seu último relatório anual.

Segundo a empresa de consultoria Imara, os zimbabuanos gastaram US$ 324 milhões em bebidas no ano passado. Em comparação, os vizinhos da Zâmbia, país com quase a mesma população, gastaram US$ 230 milhões no mesmo período.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4669667-EI294,00-Zimbabue+venda+de+cerveja+cresce+e+alerta+autoridades+de+saude.html
Foto: AP

Nenhum comentário:

 
.