quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo V

Holandeses assistem ao jogo de cuecas
Por Edição de Leticia Nunes (com Larriza Thurler) em 20/6/2006

Nos últimos meses, milhares de torcedores holandeses compraram calças cor de laranja em uma promoção de uma cervejaria para assistir aos jogos da seleção de futebol da Holanda na Copa do Mundo. A alegria, no entanto, durou pouco. A Fifa obrigou os mais de mil torcedores que estavam no estádio para assistir ao jogo da Holanda contra a Costa do Marfim na sexta-feira (16/6) a tirarem as calças. Tudo porque a vestimenta – uma imitação de calça bávara – continha o nome de uma cerveja holandesa, a Bavaria, que não é patrocinadora oficial da Copa. Por mais surpreendente que possa parecer, os fãs tiveram que assistir à vitória da seleção holandesa por 2 a 1 de cuecas.

"Foi ridículo. Fiquei 25 minutos na fila para tirar as calças", desabafou Sjoerd Schreurs, um torcedor holandês. "Os fãs que entravam no estádio eram forçados a deixar as calças em um grande container", afirmou Peer Swinkels, presidente da Bavaria. Swinkels teve a idéia de fazer uma promoção com as calças no ano passado. Quem comprasse 12 latas de cerveja Bavaria podia comprar a calça por 7,95 euros. A veste tem um rabo de leão – símbolo da Holanda – e dois grandes bolsos para guardar cerveja.

A Heineken, maior cervejaria da Holanda e patrocinadora oficial da Copa, não gostou da idéia e decidiu processar a Bavaria na ocasião. No entanto, um juiz holandês determinou que os torcedores podiam vestir o que quisessem.

Interesses comerciais
Críticos da atitude afirmaram que se trata de um exemplo do quão longe a Fifa vai para proteger os interesses comerciais dos patrocinadores da Copa do Mundo. A entidade alegou que seus seis fornecedores e 15 parceiros oficiais – dentre eles Yahoo!, McDonald´s e Budweiser – gastaram 700 milhões de euros no evento esportivo.
Inconformado, Swinkels escreveu para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, perguntando se os fãs holandeses teriam que tirar as calças no jogo contra a Argentina na próxima quarta-feira (21/6). "Desde quando um patrocinador pode determinar o que os torcedores podem vestir? A cor laranja e o leão são símbolos que fazem parte da herança da Holanda", escreveu o empresário. Um porta-voz da Fifa afirmou que não há regras especiais referentes ao vestuário na Copa do Mundo. Mas isto vale para indivíduos, e não para grupos.

Informações de Luke Harding e Andrew Culf [The Guardian, 19/6/06].

Nenhum comentário:

 
.