Por Edição de Leticia Nunes (com Larriza Thurler) em 20/6/2006
"Foi ridículo. Fiquei 25 minutos na fila para tirar as calças", desabafou Sjoerd Schreurs, um torcedor holandês. "Os fãs que entravam no estádio eram forçados a deixar as calças em um grande container", afirmou Peer Swinkels, presidente da Bavaria. Swinkels teve a idéia de fazer uma promoção com as calças no ano passado. Quem comprasse 12 latas de cerveja Bavaria podia comprar a calça por 7,95 euros. A veste tem um rabo de leão – símbolo da Holanda – e dois grandes bolsos para guardar cerveja.
A Heineken, maior cervejaria da Holanda e patrocinadora oficial da Copa, não gostou da idéia e decidiu processar a Bavaria na ocasião. No entanto, um juiz holandês determinou que os torcedores podiam vestir o que quisessem.
Interesses comerciais
Críticos da atitude afirmaram que se trata de um exemplo do quão longe a Fifa vai para proteger os interesses comerciais dos patrocinadores da Copa do Mundo. A entidade alegou que seus seis fornecedores e 15 parceiros oficiais – dentre eles Yahoo!, McDonald´s e Budweiser – gastaram 700 milhões de euros no evento esportivo.
Inconformado, Swinkels escreveu para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, perguntando se os fãs holandeses teriam que tirar as calças no jogo contra a Argentina na próxima quarta-feira (21/6). "Desde quando um patrocinador pode determinar o que os torcedores podem vestir? A cor laranja e o leão são símbolos que fazem parte da herança da Holanda", escreveu o empresário. Um porta-voz da Fifa afirmou que não há regras especiais referentes ao vestuário na Copa do Mundo. Mas isto vale para indivíduos, e não para grupos.
Críticos da atitude afirmaram que se trata de um exemplo do quão longe a Fifa vai para proteger os interesses comerciais dos patrocinadores da Copa do Mundo. A entidade alegou que seus seis fornecedores e 15 parceiros oficiais – dentre eles Yahoo!, McDonald´s e Budweiser – gastaram 700 milhões de euros no evento esportivo.
Inconformado, Swinkels escreveu para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, perguntando se os fãs holandeses teriam que tirar as calças no jogo contra a Argentina na próxima quarta-feira (21/6). "Desde quando um patrocinador pode determinar o que os torcedores podem vestir? A cor laranja e o leão são símbolos que fazem parte da herança da Holanda", escreveu o empresário. Um porta-voz da Fifa afirmou que não há regras especiais referentes ao vestuário na Copa do Mundo. Mas isto vale para indivíduos, e não para grupos.
Informações de Luke Harding e Andrew Culf [The Guardian, 19/6/06].
Nenhum comentário:
Postar um comentário