sábado, 3 de abril de 2010

Carol Patrus fala de sua loja Mamãe Bebidas


Mamãe Bebidas na Av. do Contorno 1955, Floresta, BH, MG

Por Márcio Rossi

Em BH uma loja chama a atenção por dois motivos. O primeiro é comercial, pelas boas diversidade e preços de seus produtos. O segundo é o inusitado; situada dentro de um posto de gasolina em uma barulhenta esquina da capital mineira, muita gente passa por ali sem se dar conta de que atrás das bombas de combustível esconde-se uma das mais movimentadas lojas de bebidas com foco em cerveja da cidade: Mamãe Bebidas.

Em entrevista gentilmente concedida ao Márcio Rossi, a empresária Ana Carolina Patrus conta dessa história e comenta o mercado mineiro de cervejas.


Paraíso dos bebedores de cerveja

Como vc entrou no comércio, mais especificamente, no comércio de bebidas?

Em 1997 adquirimos o Posto Tocantins, que passou a ter o nome fantasia de Posto da Mamãe com o uma forma de “liga-lo” ao tradicional e bem conceituado Posto do Papai, operado pela minha família há mais de 40 anos. A venda de cervejas no Posto da Mamãe começou as vésperas da Copa do Mundo de 1998 como uma forma de atrair novos clientes com um serviço adicional ao tradicional posto de gasolina e assim reverter a péssima imagem que o estabelecimento havia adquirido com a gestão anterior, tornando o negocio viável.

Inicialmente usávamos as ilhas de venda de gasolina para expor cervejas, depois um antigo deposito de óleos e mais tarde a garagem e em 2006, após uma reforma geral, criamos o espaço que temos hoje . Assim nasceu Mamãe Bebidas um pequena loja cujo objetivo e posicionamento sempre foi muito claro: Serviço, Variedade, Preço Competitivo.


É o posto que vende bebidas ou é a loja de bebidas que vende gasolina?

Rsrsrsrs .....Inicialmente a idéia era atrair clientes para o posto com cervejas a preços extremamente competitivos,anunciados em grandes faixas de pano , e assim possibilitar aos clientes experimentar o novo nível de serviços oferecidos pelo posto, mas,FELIZMENTE , conseguimos mais do que isso, , o posto passou a ser conhecido como ponto de vendas de cerveja, e hoje podemos dizer que ambos “negócios” se complementam ( e a gasolina tem ajudado a vender cerveja rsrrsrsrrs)


De onde veio a idéia de trabalhar com cervejas e principalmente, de trabalhar com cervejas especiais? O que motivou vc?

Desde de o início o nosso foco era CERVEJA , e em 2006 começamos a perceber uma demanda crescente no segmento “Premium” das cervejarias tradicionais , o crescimento de poder aquisitivo dos últimos anos refletia em compras diferenciadas, quem comprava um produto barato arriscava comprar algo mais premium. Alinhado ao posicionamento da Mamãe Bebidas, Servico e Variedade, analisamos o mercado e percebemos que o segmento de cervejas especiais estava em crescimento, em paralelo ao surgimento das cervejarias locais. Mantendo o mesmo foco iniciei a criação do segmento especializado de cervejas premium nacionais e importadas, com mesmo objetivo dar opção e serviço ao cliente com preço competitivo. Com isto passamos a atrair clientes mais variados desde o tradicional a outros com perfil mais exigente., ávido por novidades .


Vc toma cerveja? Alguma escola cervejeira (inglesa, belga, alemã, brasileira...) te atrai mais?

As cervejas da escola belga são as minhas preferidas, mais frutadas e com muitas opções de sabor e aroma, nos permite harmonizar com quase todos os tipos de refeições. Entre as “brasileiras “ com DNA belga as minhas preferidas são a Wals Tripel e a Vivre, esta ultima que recebi de presente de Natal da Falke é uma cerveja única, espetacular.


Vc saberia dizer qtos rótulos artesanais/especais a loja possui entre nacionais e importadas?

Atualmente temos 430 rótulos em estoque ,expostos na loja e dentro do período de validade, incluindo as recém chegadas Americanas


Vale à pena trabalhar com as especiais uma vez que as unidades de vendas são menores, enquanto as tradicionais saem aos engradados?

A nossa “missão” hoje é oferecer todos os rótulos de cervejas disponíveis o mercado a preços honestos mas com certeza ter retorno financeiro nas especiais AINDA é muito difícil pois alem de trabalharmos com margens muito pequenas , muitas cervejas chegam com prazos de validade curtos e, não temos apoio dos fornecedores com trocas.


Na sua loja encontramos uma imensa variedade de rótulos artesanais brasileiros, sejam de Minas, sejam de outros estados. Vc é uma entusiasta da artesanal brasileira?

Sim, principalmente da “nossa”! Atualmente Beagá esta se tornando um pólo de micro cervejarias, e isso tem gerado maior visibilidade para os produtos tornando excelentes as expectativas em relação a esse mercado, pois alem da mudança no perfil do consumidor resultante do aumento do poder aquisitivo e do conhecimento, a cerveja, assim como ocorreu com o vinho, começa a ser vista como uma bebida gourmet e isso vai proporcionar um crescimento considerável do setor . Cabe a nos promover a aculturação do consumidor para que a cerveja artesanal e especial conquiste cada vez mais adeptos


Sua loja tem um convênio com a AcervA Mineira; os fazedores de cerveja são bons clientes?

EXCELENTE, a nossa parceria com a Acerva é MUITO importante pois trouxe alem de vendas conhecimento e visibilidade para Mamãe Bebidas .


O disputado setor Belga da Loja

2 comentários:

Henrique Oliveira disse...

Parabéns Carol pela presteza e atenção para conosco da AcervA Mineira! A reportagem, mais que merecida e bem fundamentada por Marcio Rossi, reflete claramente a maior loja de cervejas de Belo Horizonte. Esteja sempre conosco, pois temos o prazer e a satisfação em estar com você e a sua equipe.

Saudações, Henrique Oliveira.

Rodrigo Campos disse...

Na minha opinião o posto da mamãe é o melhor loca para comprar cerveja do Brasil. já conheci vários e até agora não teve nenhum que superasse. Nessas horas eu tenho inveja dos mineiros de BH. Quem dera ter uma loja dessas aqui em Fortaleza!

 
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