terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CYLLAS o “grão-mestre Trovensiano”, eterno amigo da AcervA Mineira

Acostumávamos chegar em bandos ou pelo menos em um número significativo de amigos no bairro Arvoredo, lá pelas 9 da manhã, na cidade de Contagem. Ao nos ver, Ele já nos dizia: “Isso são horas???” ..mostrava o seu relógio mencionando que o dia já havia começado para ele às 6 da manhã e que nós estávamos atrasados para o trabalho ... e dava uma boa gargalhada! Esse era o Cyllas, engenheiro naval que construiu em conjunto com mais dois amigos, Cláudio e Marcão, a Micro Cervejaria Trovense.

Esta saga em projetar no papel manteiga a própria micro cervejaria, começou por meio do sonho em fazer cervejas caseiras de maneira mecanizada. Deu início com uma máquina de lavar roupas! Ele costumava dizer: “era uma excelente peça para as minhas brassagens caseiras”...!

Adorava contar como montou a fábrica, passo-a-passo, as formas de driblar os custos de produção por meio de boas idéias, eliminado a compra de equipamentos caros. Andava conosco citando todas essas boas e maravilhosas arte-manhas! Falava das cadeias de açúcares no momento da fervura (sacaroses, maltoses, frutoses, etc.)... O Cyllas gostava muito da nossa presença. E nós também da dele! Sentíamos energizados naquele momento.

Com o tempo, ele nos abriu as portas para cada um de nós, e na companhia do Cláudio, vários associados, a destacar o Alfredo, Armando e Danilo, iniciaram brassagens em maior volume ajudando no progresso “Homebrewing” e os ajudando nos momentos de pequenas ociosidades em um ou outro tanque de fermentação. Independentemente disto, o bom mesmo era estar lá, presente, como um dos “Trovensianos”.

Assim foi a primeira brassagem coletiva da AcervA Mineira. Uma diversão! Todos nós, lá, juntos com a presença dos mestres Paulo Schiaveto e Carlos Hauser (ex-Baden Baden), que nos foram prestigiar, fazendo história. Foi tudo de bom! Foi até a primeira vez que mexi em uma panela de brassagem! ...Valeu até foto! É são bons momentos que continuarão naturalmente a existir, pois sei que Ele estará por lá para nos recepcionar em boa áurea e espírito “Trovensiano”.

A família do Cyllas e aos amigos próximos, deixamos os nossos sentimentos e as nossas saudades, pois Cyllas foi um verdadeiro pai, companheiro e amigo.

Em suma:
Um grande rei, com coração de um grande príncipe.

Henrique Oliveira | Presidência
ACervA Mineira

Nenhum comentário:

 
.