A Turma
As "maravilhosas" essências...
Alfredo, conduzindo a apresentação
Os aplicados alunos
Imagens e texto: Marcio Rossi
Neste sábado 05/12/09 aconteceu a terceira edição do evento gentilmente organizado pelos associados AcervA mineira Luiz Henrique e Alfredo. Essa edição contou com as presenças ilustres da jornalista Fabiana Arreguy da CBN e nosso incansável Marco Falcone, sempre prestigiando os acontecimentos e compartilhando seu raro conhecimento da matéria com cervejeiros ávidos de informação.
Parece coisa de doido. Investe-se uma soma que seria suficiente para abastecer a geladeira com vários exemplares de cervejas artesanais para, ao invés disso, "apreciar" cerveja popular temperada com maravilhosos aromas que contemplam chulé, lixo e ovo choco, entre outros...
Mas existe uma recompensa; o aprendizado sensorial que permitirá reconhecer e evitar na própria cerveja o famigerado off flavor. A verdade é que um degustador destreinado, embora possa perceber a presença de defeitos em uma cerveja, teria dificuldade para especificá-los e principalmente distingui-los quando ocorrem simultaneamente. O treinamento em análise cria uma biblioteca cerebral na qual cada defeito é endereçado para uma referência precisa; entendendo sua origem no processo, poderemos monitorá-lo e evitá-lo
Existe entretanto um outro efeito. A percepção aguçada vai se manifestar sempre que você for tomar cerveja e vai ficar cada vez mais difícil consumir bebida defeituosa, coisa que infelizmente não é rara, mesmo tratando-se de um produto de micro-cervejaria ou de uma marca renomada.
Informação é tudo; o caminho para a excelência é pavimentado com ela. Quem tentar atalhos, vai parar em outro lugar. Treinamentos em gestão sensorial proporcionam uma habilidade essencial nessa busca.
Marcio Rossi
Nenhum comentário:
Postar um comentário