domingo, 6 de dezembro de 2009

Análise sensorial - nova ediçao

A Turma

As "maravilhosas" essências...

Alfredo, conduzindo a apresentação

Os aplicados alunos

Imagens e texto: Marcio Rossi

Neste sábado 05/12/09 aconteceu a terceira edição do evento gentilmente organizado pelos associados AcervA mineira Luiz Henrique e Alfredo. Essa edição contou com as presenças ilustres da jornalista Fabiana Arreguy da CBN e nosso incansável Marco Falcone, sempre prestigiando os acontecimentos e compartilhando seu raro conhecimento da matéria com cervejeiros ávidos de informação.

Parece coisa de doido. Investe-se uma soma que seria suficiente para abastecer a geladeira com vários exemplares de cervejas artesanais para, ao invés disso, "apreciar" cerveja popular temperada com maravilhosos aromas que contemplam chulé, lixo e ovo choco, entre outros...

Mas existe uma recompensa; o aprendizado sensorial que permitirá reconhecer e evitar na própria cerveja o famigerado off flavor. A verdade é que um degustador destreinado, embora possa perceber a presença de defeitos em uma cerveja, teria dificuldade para especificá-los e principalmente distingui-los quando ocorrem simultaneamente. O treinamento em análise cria uma biblioteca cerebral na qual cada defeito é endereçado para uma referência precisa; entendendo sua origem no processo, poderemos monitorá-lo e evitá-lo

Existe entretanto um outro efeito. A percepção aguçada vai se manifestar sempre que você for tomar cerveja e vai ficar cada vez mais difícil consumir bebida defeituosa, coisa que infelizmente não é rara, mesmo tratando-se de um produto de micro-cervejaria ou de uma marca renomada.

Informação é tudo; o caminho para a excelência é pavimentado com ela. Quem tentar atalhos, vai parar em outro lugar. Treinamentos em gestão sensorial proporcionam uma habilidade essencial nessa busca.

Marcio Rossi

Nenhum comentário:

 
.