sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sabor Apurado - Eisenbahn lança Joinville Porter

O mercado de cervejas contará com um reforço de peso a partir da próxima semana. A cervejaria Eisenbahn lança a vencedora do II Concurso Mestre Cervejeiro, de 2008, a Joinville Porter. O aspirante a mestre cervejeiro, Ivan Guilherme Steinbach, desenvolveu uma receita de estilo Robust Porter, encorpada e de coloração preta, e como prêmio teve 3 mil litros de sua receita produzidos para serem comercializados em uma embalagem especial, de 375ml com rolha, e sua assinatura no rótulo da garrafa, além de poder acompanhar a produção da bebida na fábrica em Blumenau.

Ivan Steinbach utilizou os maltes Pilsen, Munic, Carahell, Carared, Carafa III para chegar à receita final. O resultado foi uma cerveja castanho-escuro, quase preta, de translucidez baixa, com aroma tostado, e notas de caramelo-toffe, café e chocolate. A Joinville Porter é um pouco adocicada e tem sabor de malte torrado, com uma boa duração da espuma, e excelente cremosidade. A cerveja, que tem teor alcoólico de 5,6%, é perfeita para harmonizar com carnes vermelhas, ostras e sobremesas com chocolate, e terá apenas 8.500 unidades colocadas no mercado.

Para conferir à Joinville Porter sabor forte e textura encorpada é necessário um processo de fermentação alta, que ocorre em uma temperatura mais elevada, entre 15ºC e 20ºC. Isso faz com que as leveduras subam à superfície, modificando a cerveja. O estilo Porter é proveniente de Londres e faz parte da família Ale.

Para participar do concurso, os aprendizes de mestre cervejeiros enviaram suas receitas para serem avaliadas por um júri especializado, composto por mestres cervejeiros, jornalistas especializados e apreciadores da bebida. Ao todo foram inscritas 35 cervejas, sendo que 27 foram enviadas para a análise dos jurados, que eram divididos em quatro grupos para avaliarem sete cervejas cada. Ao final dessa etapa, cada grupo escolheu as duas melhores, e restaram oito, de onde saíram as seis finalistas. O evento, que começou em 2007, tinha o objetivo de descobrir produtores de cervejas caseiras e divulgar sua paixão pela bebida. Na primeira edição o vencedor foi Leonardo Botto, produtor da Dama do Lago, uma Belgian Dark Strong Ale. É o talento de poucos a serviço do deleite de muitos.

A partir de 27/7 nas melhores lojas de bebidas.

Fonte: Taste UOL

Nenhum comentário:

 
.