domingo, 11 de maio de 2008

Provem

Todo consumidor da Eisenbahn é no fundo um evangelizador de seus produtos.
Eu tenho um amor particular por essa marca, que me mostrou, o que costumo chamar de "mundo além pilsen".Eisenbahn foi meu divisor de aguas. Se hoje estou aqui, encabeçando o site e fazendo parte da AcervA Mineira, isso se deve aquela sementinha plantada no reveillon de 2003, em Camburiu, onde tomei pela primeira vez o chopp Weiss da Eisenbahn em seu imponente e inconfundivel copo.

Quem aqui não recomendou suas maravilhosas cervejas para amigos ou ficou ansioso pra experimentar a última novidade vinda de Blumenau, num fanatismo semelhante a cinéfilos?

Posso afirmar que qualquer um de nós, produtores artesanais sente aquele misto de inveja e adimiração por todas as conquistas dessa menina-dos-olhos de Santa Catarina, e sonha em atingir o mesmo desempenho com nossas hoje, humildes bateladas produzidas na boca do fogão.

Eu romanticamente imaginava futuros lançamentos da Eisenbahn em mega conferências do Juliano Mendes, semelhantes as palestras de Steve Jobs nos lançamentos de produtos da Apple. Eu podia confiar de olhos fechados que seria uma surpresa boa. Não quero perder essa sensação. A intimidade e apego dos consumidores de produtos Eisenbahn servem de ensinamento para a Schin aprender a fazer uma marca amada.

Grupo Schin, não foquem seus mega orçamentos em propaganda. Foquem na qualidade dos produtos. Foquem em ousadia. Foquem no respeito aos consumidores apaixonados que levaram a Eisenbahn ao sucesso empresarial que tanto vocês cobiçavam. Nós consumidores continuaremos fazendo o expontâneo trabalho de propagandeá-los e apoiá-los caso continuem nos surpreendendo. Esse é nosso compromisso natural.

Eu faço votos que a compra da Eisenbahn pela Schin seja semelhante a compra do Youtube pelo Google.

O Google comprou um "top of mind" quando adquiriu o Youtube e acho que a Schin está fazendo o mesmo, comprando um "top of mind" quando o assunto é cerveja de qualidade. O youtube continua inovando. Eles continuam ágeis, mesmo sendo gigantes.

A maior diferença é que o Google é uma empresa-gigante querida, de excelente reputação e a Schin definitivamente não.
Aí está situada toda preocupação dos amantes de cerveja boa em torno do futuro da Eisenbahn. Portanto Schin, está aí seu primeiro desafio. Provem-se respeitáveis. Provem, (finalmente) que vocês entendem de cerveja de qualidade e encabecem o discurso da cultura da cerveja de qualidade no Brasil. Façam o bom filme de vocês, essa é sua melhor chance.

Minha esperança é que a Eisenbahn possa ter sua marca amplificada e reconhecida como o primeiro gole em uma cerveja com "c" maiúsculo de muitos dos brasileiros. Que Eisenbahn possa ser encontrada com mais facilidade nas prateleiras dos supermercados. Que os restaurantes tenham sempre uma Eisenbahn para hamonizar com seus pratos, sofisticados ou não.
Quero acreditar nessa aquisição como o amadurecimento do mercado, contribuindo de forma significativa para o prazer e direito de se beber uma bela cerveja.

3 comentários:

ullrich disse...

Belo artigo. Concordo 100%. Acredito que a Schin tem interesse em manter a qualidade.

Vic disse...

Vamos por partes:
- não conheço os produtos da Eisenbahn. Com muita pena minha, pelo que vejo descrito pelos amadores cervejeiros de quem leio textos enaltecedores das qualidades dos produtos da bendita cervejeira, mas á distâncias cruéis e difíceis de transpor.
- normalmente, e não me refiro específicamente ao produto "cerveja", mais de forma abrangente, quando as grandes multinacionais açambarcam quem não pode concorrer, os resultados acabam numa deterioração do produto artesanal, sacrificando qualidade a quantidade.
Dito isto, e deixando de parte a questão Google/Youtube por me parecer pertencer a um universo á parte, só podemos esperar que a Eisenbahn não perca identidade. E este é o pensamento positivo.
Depois, é que com a intervenção da Schincariol, a Eisenbahn ganhe asas e me permita, a mim e a outros amadores cervejeiros que habitam o velho continente, tenhamos dentro em breve, o grande prazer de vir a conhecer seus produtos. Este é o pensamento optimista, e a crença sincera que a Eisenbahn vai ganhar. Apesar dos meus receios.

Cheers!

Paulo Feijão disse...

Armando

Falou bonito, perfeitas suas colocações, concordo com tudo que disse, eu aqui "vizinho" estou de olho, espero poder ter ainda o prazer de sair e ir lá na Eisenbahn, acho que esta é a torcida nacional neste momento.

Abraços

 
.