sábado, 21 de março de 2009

A Cerveja feita com Pedras – Inspirações que deram origem a Smedgård em 2007, associada AcervA Mineira.



Há quase dois anos atrás a Smedgård, Cervejaria dos nossos amigos Daniel “Draghenvaard” Gontijo, Paulo Patrus e Rodrigo “Dino” Parisi começou a reproduzir e testar fórmulas de antigas cervejas de acordo com as receitas pagãs e há cerca de 1 ano resolveu refazer suas cervejas por meio do uso de blocos de pedras fumegantes, conhecidas como “Cervejas de Pedra”.



Daniel Gontijo explicou para nós como funcionava esta prática:


“O especial da pedra está em diversos aspectos. O social, o religioso, o histórico, o militar e o gastronômico. Era uma prática que foi descoberta por arqueólogos e historiadores em regiões povoadas e colonizadas por Celtas e Germanos do Norte (Nórdicos). O intercâmbio que se deu entre esses povos no Norte da Europa contribui muito para essa prática, que parece pelos registros que foi passada dos Celtas para os Nórdicos. Basicamente era pegar os blocos de pedra utilizados nas forjas e ferver a água com os grãos de cevada e trigo juntos em valas cavadas no chão, revestidas com madeira e/ou pedras (grandes tanques).


Como eles desconheciam o 'tal do lúpulo', resolveram utilizar mel, ervas de charnecas e pântanos do norte, e flores para 'temperar' a 'cerveja' (mas não era chamada assim na época). Essa 'cerveja antiga e bruta' era conhecida por mioedh, mjöd, mjød, biör, allut, øllut, tabl, etc, de acordo com a língua local... Por essa razão hoje, em sueco, cerveja se escreve ål, em dinamarquês e norueguês øl, olut e alut nos idiomas bálticos e em tablen, em galês."





"A partir daí era produzida uma bebida que servia desde para lavar utensílios, tratar infecções até festividades, comemorações, rituais, et cetera... Existe uma lenda que os famosos guerreiros berserkiir se embreagavam com mjödh antes de ir para as batalhas e não sentirem os ferimentos... mas mjödh também foi traduzido como Hidromel de acordo com as Sagas Escandinavas de Snorri Storlusson, o autor dos Edas e das poesias escáldicas de mais ou menos 1200 DC, na Islândia. É importante frisar que hidromel não é o mesmo que cerveja, apesar de algumas traduções antigas considerarem o mesmo nome... Não tenho referências sobre teor alcoólico, mas eram descritas como cervejas muito fortes. E como os blocos de pedra ficavam em uma temperatura altíssima, quando os jogavam no líquido o deixava extremamente caramelisado, dando um corpo jamais visto antes nos líquidos do norte, bem oleoso e licoroso..., repleto de 'açúcar quebrado' e com grande potencial alcoólico."

"Indícios dessas práticas já foram encontrados em escavações arqueológicas em regiões remotas dos interiores da Noruega, Suécia, Dinamarca, Escócia, Irlanda, Ilhas Oerkeney, norte da Inglaterra e até em regiões do Báltico (antiga Livônia, Estônia, Letônia), entre as Idades do Bronze e do Ferro da Europa Setentrional. A Idade do Bronze começou antes nas Ilhas Britânicas e na Irlanda, depois alcançou a Escandinávia. .. mas os testes de Carbono 14 comprovaram que essas técnicas forarm utilizadas entre 1.800 AC e 1.000 DC, tempo concomitante com essas Eras no Norte Europeu."

"E é importante destacar que não era uma prática de grandes aglomerados urbanos, mas sim do homem do campo, os quais os romanos chamaram mais tarde de pagani (paganus em singular, pagão em português) e de 'bárbaros'."



Cerveja e Porco guiam a minha vida!

"A última garrafa de Smedgård Stonewood Ale que fizemos com blocos de pedra foi aberta na semana passada... e o mais bizarro que ela estava guardada há 8 meses", diz Daniel. "Estava melhor do que nunca, graças ao Patrus, que encontrou essa jóia escondida na adega em sua morada, pude sentir novamente o gosto de uma nas únicas cervejas feitas sem lúpulo do mundo, que é das Minas Gerais, terra das primeiras forjas do Brasil!! Nossa homenagem é explícita à nossa terra, aos nossos antepassados e aos pagãos que difundiram esse conhecimento transcedental!"

Entenda o significado de Smedgård

'Smed' = Forja, Fundição, Forjaria (em norueguês)
'Gård' = Terra, região, lugar, terreno, fazenda, estância
Terra das Forjas = Minas Gerais, terras das forjas do Brasil

Smedgård, uma união do passado dos celtas e nórdicos com o passado e presente de Minas.

Em 2008 a Smedgård foi campeã do Concurso Artesamalt de Cervejas Inglesas de Minas Gerais e ficou em terceiro e quinto lugar do Concurso Nacional de Cervejas, nas categorias Inglesa e Belga respectivamete.

Hill Smedgård, i kamp med Hvitte Krist!

2 comentários:

Bruno T. Cabral disse...

Fala Bakana. Parabéns pela Smedgard, que só pelo nome nos orgulha.

Quando fabricar mais não esqueça do amigo aqui.

Abrass camarada.

Bruno Cabral

Unknown disse...

O mais impressionante reside no fato desta turma, além de saber muito bem como fazer cerveja, conhecer muito bem a história dos povos/regiões que deram origem a esta espetacular bebida. Cerveja é história e arte.
Chamuska

 
.